Ciência, Tecnologia e Educação: Recent submissions
Itens para a visualização no momento 401-420 of 483
-
A ARTETERAPIA COMO INTEGRAÇÃO DOS ALUNOS COM TDAH NO ENSINO FUNDAMENTAL
(2020-10-14)Na atualidade, as questões relacionadas à inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular têm ganhado cada vez mais espaço entre os pesquisadores, em busca de atendê-los de forma competente e com ... -
ENSINO DE HISTÓRIA A UMA CRIANÇA COM SÍNDROME DE DOWN: EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS COM ARTES VISUAIS
(2020-12-15)A inclusão de uma criança é uma necessidade dentro das escolas, a fim de garantir uma educação de qualidade e possibilitar o direito de todos os alunos, com necessidades especiais ou não, de exercer e usufruir de uma ... -
A CONTRIBUIÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA COM FÁBULAS PARA FORMAÇÃO DE LEITORES ATIVOS
(2020-11-13)A presente pesquisa tem por objetivo verificar como o trabalho sobre o ensino das estratégias de leitura com fábulas é capaz de oportunizar ao educando a compreensão e interação com o que leem. Considerando isso, a ... -
USOS DA INFORMÁTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA DO 5º E 6º ANOS EM ESCOLAS DE VILA VELHA/ES
(2020-02-28)Este trabalho se propõe a discutir como a informática pode ser usada na educação como recurso pedagógico para auxiliar professores e pais a facilitar o ensino da matemática aos alunos portadores do Transtorno do Espectro ... -
LUDICIDADE: JOGOS MATEMÁTICOS COMO INSTRUMENTOS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL – PRESIDENTE KENNEDY/ES
(2020-12-02)Esta investigação tem como objeto de estudo observar a ludicidade através da aplicação dos jogos matemáticos junto ao trabalho para favorecer os conceitos matemáticos dentro de turmas de Educação Infantil. Ao inserir ... -
INSTRUMENTOS AVALIATIVOS: ANÁLISE DOS ENTRAVES E POTENCIALIDADES EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL
(2020-10-27)Esta dissertação objetivou descrever como os resultados obtidos pelos instrumentos avaliativos são utilizados pela escola, para melhorar os índices de aprendizagem dos alunos de uma escola municipal de ensino fundamental ... -
INCENTIVO E DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA POR MEIO DO AMBIENTE DE APRENDIZAGEM GOOGLE SALA DE AULA
(2020-11-19)Esta pesquisa objetiva oferecer elementos de incentivo e desenvolvimento da Leitura e da Escrita do texto dissertativo-argumentativo com o uso do ambiente virtual de aprendizagem Google Sala de Aula no Ensino Médio. ... -
OS LIVROS DIDÁTICOS DE ENSINO FUNDAMENTAL E A PRESENÇA INDÍGENA EM PRESIDENTE KENNEDY/ES
(2020-12-18)Ao longo dos anos, a história indígena foi sendo contada através de um discurso estereotipado e estigmatizante, sob a ótica dos colonizadores, o que ajudou a desenvolver um distanciamento da história real dos povos ... -
O MÉTODO PBL E A ATUAÇÃO DOS PROFESSORES DA FACULDADE PITÁGORAS DE MEDICINA DE EUNÁPOLIS-BA: UM ESTUDO DE CASO
(2020-02-27)A educação médica tem passado, nos últimos anos, por transformações significativas em nosso país, as quais resultaram no aparecimento de novas diretrizes educacionais implementadas pelo Ministério da Educação e Cultura ... -
HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTA DE RELEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL PARA ALUNOS DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
(2020-05-29)A pesquisa ressalta o uso das Histórias em Quadrinhos como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento do letramento. Participaram deste estudo alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública localizada ... -
JOVENS OLHARES SOBRE A EXPERIÊNCIA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO SENTIDOS E BUSCAS
(2020-07-31)A presente pesquisa teve como proposta investigar as experiências escolares de jovens estudantes da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Santo Antônio do município de São Mateus - ... -
EVASÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR DOS ALUNOS BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DO ENSINO TÉCNICO, SUPERIOR E PÓS-GRADUAÇÃO – PRODES – PRESIDENTE KENNEDY
(2020-12-17)O mercado de trabalho exige profissionais qualificados, o que resulta na importância da capacitação profissional por parte do indivíduo, que busca na escolaridade de nível superior, expectativa de melhoria na qualidade ... -
FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL – SÉRIES INICIAIS EM LINHARES/ES
(2020-04-14)O presente estudo tem como objetivo evidenciar a importância do processo de formação continuada de professores no contexto escolar para lidar com alunos com necessidades especiais em sala de aula. Entendemos que o ... -
A POESIA PARA FORMAÇÃO DE LEITORES NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
(2020-11-13)O presente trabalho teve como objetivo analisar de que forma o ensino da leitura por meio de poemas pode concorrer para o aperfeiçoamento da compreensão leitora e, no sentido de propiciar autonomia, desenvoltura e ... -
RESGATE DA MEMÓRIA AFETIVA DOS IDOSOS DA SOCIEDADE SANTA RITA DE CÁSSIA, SÃO MATEUS/ES
(2020-06-26)A presente pesquisa tem por objetivo estudar o resgate da memória afetiva dos idosos da Sociedade Santa Rita de Cássia, localizada na cidade de São Mateus - ES, instituição que se dedica a cuidar de idosos que por ... -
LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: FORMAÇAO DE LEITORES POR MEIO DO GÊNERO “CONTO”
(2020-11-13)Esta pesquisa objetiva despertar e desenvolver práticas de leitura a partir do gênero literário conto, as quais favoreçam a formação do aluno como leitor literário e o seu desenvolvimento da oralidade e da escrita. ... -
CONTRIBUIÇÕES DAS CANTIGAS DE RODA NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DE ALUNOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO PRIMEIRO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE PRESIDENTE KENNEDY-ES
(2020-11-16)A intervenção psicomotora não é sujeita a um único modelo, existindo métodos e modelos metodológicos diversos, a fim de desenvolver ou substituir as habilidades individuais por meio de uma abordagem corporal. No ambiente ... -
CONTRIBUIÇÕES DO INTÉRPRETE DE LIBRAS PARA INCLUSÃO DE ALUNO COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
(2020-11-30)As escolas, cada dia mais, enfrentam o desafio de promover uma “Educação para Todos”. A Educação Especial na perspectiva inclusiva, assegurada aos indivíduos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e ... -
EJA SEMIPRESENCIAL EM SERRA ES: METODOLOGIAS UTILIZADAS NO ENSINO DE JURO SIMPLES
(2020-12-16)A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que oportuniza ao jovem e ao adulto que não teve a oportunidade de estudar na idade da infância e adolescência a voltar à escola na fase adulta. No município ... -
EDUCAÇÃO PATRIMONIAL: FORMAÇÃO DOS ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL MARCONDES DE SOUZA – MUQUI/ES
(2020-12-18)A Educação Patrimonial, em termos conceituais, consiste em importante ferramenta de alfabetização cultural, tendo em vista que é capaz de estabelecer relevante diálogo entre o ensino e a vasta temática do patrimônio ...