LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: FORMAÇAO DE LEITORES POR MEIO DO GÊNERO “CONTO”
Abstract
Esta pesquisa objetiva despertar e desenvolver práticas de leitura a partir do gênero
literário conto, as quais favoreçam a formação do aluno como leitor literário e o seu
desenvolvimento da oralidade e da escrita. Como aporte teórico, fundamentam este
trabalho autores, como: Britto (2015), Lajolo (2010), Machado (2016), Dalvi (2013),
Terra e Pacheco (2017), Bortoni-Ricardo (2012), Ramos (1997) entre outros. Para tal
fim, a metodologia utilizada foi tanto de caráter quantitativo quanto qualitativo, e o
método consiste na descrição e análises das aulas, relatando os resultados obtidos
por meio da pesquisa-ação. A produção de dados foi obtida a partir do trabalho
realizado junto aos alunos do 7º. ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública
municipal de Jaguaré-ES. As intervenções foram realizadas por meio de projeto de
leitura e escrita, promovendo-se encontros, via Google Meet, com momentos de
leituras de contos com diversidade de temas e autores, assim como a produção textual
dos próprios textos do referido gênero. Buscou-se com esta proposta contribuir para
a atuação dos participantes em contextos e usos da língua, com criticidade e
autonomia, além de adquirir o prazer pela leitura por intermédio de diálogos,
protagonizados pelos sujeitos da pesquisa. Ao final, constatou-se que, com os
momentos de interação, compartilhamento de leitura e produção textual, os alunos
demonstraram mais sensibilidade e apreço ao texto literário, bem como um avanço na
construção de sentido e produção textual.