• English
    • español
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

LEITURA LITERÁRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: FORMAÇAO DE LEITORES POR MEIO DO GÊNERO “CONTO”

Thumbnail
View/Open
Dissertação de Mestrado (5.153Mb)
Date
2020-11-13
Author
CALVI, GÉSSICA
Metadata
Show full item record
Abstract
Esta pesquisa objetiva despertar e desenvolver práticas de leitura a partir do gênero literário conto, as quais favoreçam a formação do aluno como leitor literário e o seu desenvolvimento da oralidade e da escrita. Como aporte teórico, fundamentam este trabalho autores, como: Britto (2015), Lajolo (2010), Machado (2016), Dalvi (2013), Terra e Pacheco (2017), Bortoni-Ricardo (2012), Ramos (1997) entre outros. Para tal fim, a metodologia utilizada foi tanto de caráter quantitativo quanto qualitativo, e o método consiste na descrição e análises das aulas, relatando os resultados obtidos por meio da pesquisa-ação. A produção de dados foi obtida a partir do trabalho realizado junto aos alunos do 7º. ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública municipal de Jaguaré-ES. As intervenções foram realizadas por meio de projeto de leitura e escrita, promovendo-se encontros, via Google Meet, com momentos de leituras de contos com diversidade de temas e autores, assim como a produção textual dos próprios textos do referido gênero. Buscou-se com esta proposta contribuir para a atuação dos participantes em contextos e usos da língua, com criticidade e autonomia, além de adquirir o prazer pela leitura por intermédio de diálogos, protagonizados pelos sujeitos da pesquisa. Ao final, constatou-se que, com os momentos de interação, compartilhamento de leitura e produção textual, os alunos demonstraram mais sensibilidade e apreço ao texto literário, bem como um avanço na construção de sentido e produção textual.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/683
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback

 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

Login

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback