Show simple item record

dc.contributor.authorCALVI, GÉSSICA
dc.date.accessioned2021-08-20T14:33:30Z
dc.date.available2021-08-20T14:33:30Z
dc.date.issued2020-11-13
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/683
dc.description.abstractEsta pesquisa objetiva despertar e desenvolver práticas de leitura a partir do gênero literário conto, as quais favoreçam a formação do aluno como leitor literário e o seu desenvolvimento da oralidade e da escrita. Como aporte teórico, fundamentam este trabalho autores, como: Britto (2015), Lajolo (2010), Machado (2016), Dalvi (2013), Terra e Pacheco (2017), Bortoni-Ricardo (2012), Ramos (1997) entre outros. Para tal fim, a metodologia utilizada foi tanto de caráter quantitativo quanto qualitativo, e o método consiste na descrição e análises das aulas, relatando os resultados obtidos por meio da pesquisa-ação. A produção de dados foi obtida a partir do trabalho realizado junto aos alunos do 7º. ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública municipal de Jaguaré-ES. As intervenções foram realizadas por meio de projeto de leitura e escrita, promovendo-se encontros, via Google Meet, com momentos de leituras de contos com diversidade de temas e autores, assim como a produção textual dos próprios textos do referido gênero. Buscou-se com esta proposta contribuir para a atuação dos participantes em contextos e usos da língua, com criticidade e autonomia, além de adquirir o prazer pela leitura por intermédio de diálogos, protagonizados pelos sujeitos da pesquisa. Ao final, constatou-se que, com os momentos de interação, compartilhamento de leitura e produção textual, os alunos demonstraram mais sensibilidade e apreço ao texto literário, bem como um avanço na construção de sentido e produção textual.pt_BR
dc.subjectLeitura. Escrita. Conto. Ensino Fundamental II.pt_BR
dc.titleLEITURA LITERÁRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL II: FORMAÇAO DE LEITORES POR MEIO DO GÊNERO “CONTO”pt_BR
dc.typeOtherpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record