EJA SEMIPRESENCIAL EM SERRA ES: METODOLOGIAS UTILIZADAS NO ENSINO DE JURO SIMPLES
Abstract
A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que oportuniza
ao jovem e ao adulto que não teve a oportunidade de estudar na idade da infância e
adolescência a voltar à escola na fase adulta. No município de Serra, a EJA é
semipresencial. O objetivo geral desse trabalho é compreender as práticas
metodológicas utilizadas pelos docentes de matemática, no ensino de juro simples
com alunos da EJA Semipresencial em Serra/ES. O retorno desse adulto à escola não
é tão fácil assim, afinal são muitos empecilhos para que isso ocorra, por exemplo,
muitos trabalham durante todo o dia, seja fora, ou até mesmo em casa. Devido a esses
e outros fatores, já chegam à escola no período noturno exaustos, o que os leva a
aprenderem de maneiras diferentes dos estudantes que estão na idade adequada,
com a mente descansada. Por esse motivo, precisam de metodologias diferenciadas,
preparada especificamente para eles, então, tem-se a pergunta: As práticas
metodológicas atualmente aplicadas nas escolas estaduais do município de Serra
facilitam a aprendizagem de matemática dos alunos da EJA Semipresencial? Para
responder a essa questão e chegar ao objetivo geral, foi feita a verificação das
metodologias utilizadas pelos docentes de matemática no ensino de juro simples,
também se analisou habilidades e competências do currículo estadual em relação à
aprendizagem de juro simples para a EJA Semipresencial, e também será
apresentada as atividades exitosas utilizadas pelos professores, no ensino de juro
simples. A obtenção dos resultados ocorreu por meio de coleta de dados em um
questionário que foi aplicado aos professores atuantes nas escolas que possuem a
modalidade EJA Semipresencial em Serra/ES, com avaliação qualitativa e quantitativa
dos dados através da análise descritiva. A pesquisa mostrou que a maior parte dos
professores não relatou atividades exitosas no ensino de juro simples. Sobre as
metodologias utilizadas, constatou-se que as tecnologias ainda não estão inseridas
no ensino de matemática para EJA Semipresencial, e que os professores utilizam
bastante problemas relacionados ao cotidiano para fixação do conteúdo de juro
simples e, mesmo assim, só conseguem atingir parcialmente os objetivos desse
conteúdo. Além disso, os docentes relataram que sentem falta de formações
continuadas no ensino de matemática oferecida pela secretaria de educação.
Conhecendo os desafios que os professores no ensino de matemática têm dia após
dia, esse trabalho visa a contribuir com alunos e professores da EJA, trazendo um
material físico que possa auxiliar nesse processo de ensino aprendizagem, para torná lo mais prazeroso, mais eficaz e menos maçante, contribuindo assim com a
permanência do aluno na escola para a conclusão dos estudos.