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dc.contributor.authorALVES, ÉLIDA
dc.date.accessioned2021-08-20T14:24:11Z
dc.date.available2021-08-20T14:24:11Z
dc.date.issued2020-12-16
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/680
dc.description.abstractA Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que oportuniza ao jovem e ao adulto que não teve a oportunidade de estudar na idade da infância e adolescência a voltar à escola na fase adulta. No município de Serra, a EJA é semipresencial. O objetivo geral desse trabalho é compreender as práticas metodológicas utilizadas pelos docentes de matemática, no ensino de juro simples com alunos da EJA Semipresencial em Serra/ES. O retorno desse adulto à escola não é tão fácil assim, afinal são muitos empecilhos para que isso ocorra, por exemplo, muitos trabalham durante todo o dia, seja fora, ou até mesmo em casa. Devido a esses e outros fatores, já chegam à escola no período noturno exaustos, o que os leva a aprenderem de maneiras diferentes dos estudantes que estão na idade adequada, com a mente descansada. Por esse motivo, precisam de metodologias diferenciadas, preparada especificamente para eles, então, tem-se a pergunta: As práticas metodológicas atualmente aplicadas nas escolas estaduais do município de Serra facilitam a aprendizagem de matemática dos alunos da EJA Semipresencial? Para responder a essa questão e chegar ao objetivo geral, foi feita a verificação das metodologias utilizadas pelos docentes de matemática no ensino de juro simples, também se analisou habilidades e competências do currículo estadual em relação à aprendizagem de juro simples para a EJA Semipresencial, e também será apresentada as atividades exitosas utilizadas pelos professores, no ensino de juro simples. A obtenção dos resultados ocorreu por meio de coleta de dados em um questionário que foi aplicado aos professores atuantes nas escolas que possuem a modalidade EJA Semipresencial em Serra/ES, com avaliação qualitativa e quantitativa dos dados através da análise descritiva. A pesquisa mostrou que a maior parte dos professores não relatou atividades exitosas no ensino de juro simples. Sobre as metodologias utilizadas, constatou-se que as tecnologias ainda não estão inseridas no ensino de matemática para EJA Semipresencial, e que os professores utilizam bastante problemas relacionados ao cotidiano para fixação do conteúdo de juro simples e, mesmo assim, só conseguem atingir parcialmente os objetivos desse conteúdo. Além disso, os docentes relataram que sentem falta de formações continuadas no ensino de matemática oferecida pela secretaria de educação. Conhecendo os desafios que os professores no ensino de matemática têm dia após dia, esse trabalho visa a contribuir com alunos e professores da EJA, trazendo um material físico que possa auxiliar nesse processo de ensino aprendizagem, para torná lo mais prazeroso, mais eficaz e menos maçante, contribuindo assim com a permanência do aluno na escola para a conclusão dos estudos.pt_BR
dc.subjectEJA, Metodologia, Matemáticapt_BR
dc.titleEJA SEMIPRESENCIAL EM SERRA ES: METODOLOGIAS UTILIZADAS NO ENSINO DE JURO SIMPLESpt_BR
dc.typeOtherpt_BR


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