FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL – SÉRIES INICIAIS EM LINHARES/ES
Abstract
O presente estudo tem como objetivo evidenciar a importância do processo de
formação continuada de professores no contexto escolar para lidar com alunos com
necessidades especiais em sala de aula. Entendemos que o sucesso dos
programas de inclusão se deve à ação pedagógica e depende principalmente das
atitudes dos professores em relação à educação inclusiva, pois incluir alunos com
dificuldades de aprendizagem é um grande desafio que, na maioria das vezes, ainda
não ocorre na escola. O docente precisa fazer valer o direito da criança e do
adolescente com necessidades especiais e buscar alternativas para incluí-los na
vida escolar e social. Daí a importância de se disponibilizar para esse profissional a
formação específica para que possa atuar com mais segurança. Como objeto de
pesquisa de limitamos o estudo de caso no município de Linhares/ES tendo como
público-alvo os professores do Ensino Fundamental – anos iniciais da rede pública
municipal. A pesquisa desenvolvida caracteriza-se como exploratória de abordagem
qualitativa e estudo de caso. Os resultados encontrados foram avaliados por
tratamento descritivo, analisados os dados e as respostas dos questionários
aplicados e das entrevistas concedidas. O resultado da pesquisa mostra que é
preciso intensificar a qualificação dos professores para norteá-los ao uso de
programas e metodologias de aprendizagem e interação em sala de aula para
criação de um ambiente educacional harmônico e eficaz para todos os alunos,
dentro das metas esperadas pelo processo de inclusão. Como Produto Final,
apresentamos uma Cartilha digital e/ou impressa destinada aos professores,
contendo informações e sugestões de atividades para atender aos alunos com
necessidades educacionais especiais do município de Linhares/ES.