• English
    • español
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL – SÉRIES INICIAIS EM LINHARES/ES

Thumbnail
View/Open
Dissertação de Mestrado (3.810Mb)
Date
2020-04-14
Author
LAURENT, LUANA
Metadata
Show full item record
Abstract
O presente estudo tem como objetivo evidenciar a importância do processo de formação continuada de professores no contexto escolar para lidar com alunos com necessidades especiais em sala de aula. Entendemos que o sucesso dos programas de inclusão se deve à ação pedagógica e depende principalmente das atitudes dos professores em relação à educação inclusiva, pois incluir alunos com dificuldades de aprendizagem é um grande desafio que, na maioria das vezes, ainda não ocorre na escola. O docente precisa fazer valer o direito da criança e do adolescente com necessidades especiais e buscar alternativas para incluí-los na vida escolar e social. Daí a importância de se disponibilizar para esse profissional a formação específica para que possa atuar com mais segurança. Como objeto de pesquisa de limitamos o estudo de caso no município de Linhares/ES tendo como público-alvo os professores do Ensino Fundamental – anos iniciais da rede pública municipal. A pesquisa desenvolvida caracteriza-se como exploratória de abordagem qualitativa e estudo de caso. Os resultados encontrados foram avaliados por tratamento descritivo, analisados os dados e as respostas dos questionários aplicados e das entrevistas concedidas. O resultado da pesquisa mostra que é preciso intensificar a qualificação dos professores para norteá-los ao uso de programas e metodologias de aprendizagem e interação em sala de aula para criação de um ambiente educacional harmônico e eficaz para todos os alunos, dentro das metas esperadas pelo processo de inclusão. Como Produto Final, apresentamos uma Cartilha digital e/ou impressa destinada aos professores, contendo informações e sugestões de atividades para atender aos alunos com necessidades educacionais especiais do município de Linhares/ES.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/686
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback

 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

Login

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback