• English
    • español
    • português (Brasil)
  • español 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL – SÉRIES INICIAIS EM LINHARES/ES

Thumbnail
Ver/
Dissertação de Mestrado (3.810Mb)
Fecha
2020-04-14
Autor
LAURENT, LUANA
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
O presente estudo tem como objetivo evidenciar a importância do processo de formação continuada de professores no contexto escolar para lidar com alunos com necessidades especiais em sala de aula. Entendemos que o sucesso dos programas de inclusão se deve à ação pedagógica e depende principalmente das atitudes dos professores em relação à educação inclusiva, pois incluir alunos com dificuldades de aprendizagem é um grande desafio que, na maioria das vezes, ainda não ocorre na escola. O docente precisa fazer valer o direito da criança e do adolescente com necessidades especiais e buscar alternativas para incluí-los na vida escolar e social. Daí a importância de se disponibilizar para esse profissional a formação específica para que possa atuar com mais segurança. Como objeto de pesquisa de limitamos o estudo de caso no município de Linhares/ES tendo como público-alvo os professores do Ensino Fundamental – anos iniciais da rede pública municipal. A pesquisa desenvolvida caracteriza-se como exploratória de abordagem qualitativa e estudo de caso. Os resultados encontrados foram avaliados por tratamento descritivo, analisados os dados e as respostas dos questionários aplicados e das entrevistas concedidas. O resultado da pesquisa mostra que é preciso intensificar a qualificação dos professores para norteá-los ao uso de programas e metodologias de aprendizagem e interação em sala de aula para criação de um ambiente educacional harmônico e eficaz para todos os alunos, dentro das metas esperadas pelo processo de inclusão. Como Produto Final, apresentamos uma Cartilha digital e/ou impressa destinada aos professores, contendo informações e sugestões de atividades para atender aos alunos com necessidades educacionais especiais do município de Linhares/ES.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/686
Colecciones
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias

 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

Acceder

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias