CONTRIBUIÇÕES DAS CANTIGAS DE RODA NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DE ALUNOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO PRIMEIRO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE PRESIDENTE KENNEDY-ES
Abstract
A intervenção psicomotora não é sujeita a um único modelo, existindo métodos e
modelos metodológicos diversos, a fim de desenvolver ou substituir as habilidades
individuais por meio de uma abordagem corporal. No ambiente educacional, o
desenvolvimento psicomotor significa estimular o processo evolutivo normal do
indivíduo desde os primeiros anos de vida. A questão-problema que se pretendeu
responder é: Como as cantigas de roda podem contribuir para o desenvolvimento
psicomotor dos alunos da Educação Infantil e do primeiro segmento do Ensino
Fundamental? A pesquisa tem como objetivo geral analisar de que forma os
professores de educação física da Educação Infantil e do primeiro segmento do
Ensino Fundamental do município de Presidente Kennedy-ES utilizam as cantigas de
roda para o desenvolvimento psicomotor dos alunos. Foi aplicado um questionário
voltado aos professores de Educação Física da Educação Infantil e primeiro segmento
do Ensino Fundamental, realizado através do Google forms, um formulário
disponibilizado no Google docs, que recolhe e organiza informações de forma gratuita
e oferece planilhas (Google Sheets) e gráficos. Observou-se que as cantigas de roda
são utilizadas por quase todos os docentes, entretanto, apesar dos profissionais
entenderem a importância de trabalhar a psicomotricidade, o trabalho é feito de forma
global, sem uma maior especificidade, sendo necessário que tenham objetivos mais
focados, de acordo com a série e com o perfil da turma. Todos os professores
desenvolvem atividades psicomotoras e todas elas têm um elemento em comum: o
brincar como método de ensino e aprendizagem