• English
    • español
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

CONTRIBUIÇÕES DAS CANTIGAS DE RODA NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DE ALUNOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO PRIMEIRO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE PRESIDENTE KENNEDY-ES

Thumbnail
Visualizar/Abrir
Dissertação de Mestrado (2.200Mb)
Data
2020-11-16
Autor
PAES, FERNANDA
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A intervenção psicomotora não é sujeita a um único modelo, existindo métodos e modelos metodológicos diversos, a fim de desenvolver ou substituir as habilidades individuais por meio de uma abordagem corporal. No ambiente educacional, o desenvolvimento psicomotor significa estimular o processo evolutivo normal do indivíduo desde os primeiros anos de vida. A questão-problema que se pretendeu responder é: Como as cantigas de roda podem contribuir para o desenvolvimento psicomotor dos alunos da Educação Infantil e do primeiro segmento do Ensino Fundamental? A pesquisa tem como objetivo geral analisar de que forma os professores de educação física da Educação Infantil e do primeiro segmento do Ensino Fundamental do município de Presidente Kennedy-ES utilizam as cantigas de roda para o desenvolvimento psicomotor dos alunos. Foi aplicado um questionário voltado aos professores de Educação Física da Educação Infantil e primeiro segmento do Ensino Fundamental, realizado através do Google forms, um formulário disponibilizado no Google docs, que recolhe e organiza informações de forma gratuita e oferece planilhas (Google Sheets) e gráficos. Observou-se que as cantigas de roda são utilizadas por quase todos os docentes, entretanto, apesar dos profissionais entenderem a importância de trabalhar a psicomotricidade, o trabalho é feito de forma global, sem uma maior especificidade, sendo necessário que tenham objetivos mais focados, de acordo com a série e com o perfil da turma. Todos os professores desenvolvem atividades psicomotoras e todas elas têm um elemento em comum: o brincar como método de ensino e aprendizagem
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/682
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Entre em contato | Deixe sua opinião

 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

Entrar

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Entre em contato | Deixe sua opinião