• English
    • español
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

CONTRIBUIÇÕES DAS CANTIGAS DE RODA NO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DE ALUNOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NO PRIMEIRO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE PRESIDENTE KENNEDY-ES

Thumbnail
View/Open
Dissertação de Mestrado (2.200Mb)
Date
2020-11-16
Author
PAES, FERNANDA
Metadata
Show full item record
Abstract
A intervenção psicomotora não é sujeita a um único modelo, existindo métodos e modelos metodológicos diversos, a fim de desenvolver ou substituir as habilidades individuais por meio de uma abordagem corporal. No ambiente educacional, o desenvolvimento psicomotor significa estimular o processo evolutivo normal do indivíduo desde os primeiros anos de vida. A questão-problema que se pretendeu responder é: Como as cantigas de roda podem contribuir para o desenvolvimento psicomotor dos alunos da Educação Infantil e do primeiro segmento do Ensino Fundamental? A pesquisa tem como objetivo geral analisar de que forma os professores de educação física da Educação Infantil e do primeiro segmento do Ensino Fundamental do município de Presidente Kennedy-ES utilizam as cantigas de roda para o desenvolvimento psicomotor dos alunos. Foi aplicado um questionário voltado aos professores de Educação Física da Educação Infantil e primeiro segmento do Ensino Fundamental, realizado através do Google forms, um formulário disponibilizado no Google docs, que recolhe e organiza informações de forma gratuita e oferece planilhas (Google Sheets) e gráficos. Observou-se que as cantigas de roda são utilizadas por quase todos os docentes, entretanto, apesar dos profissionais entenderem a importância de trabalhar a psicomotricidade, o trabalho é feito de forma global, sem uma maior especificidade, sendo necessário que tenham objetivos mais focados, de acordo com a série e com o perfil da turma. Todos os professores desenvolvem atividades psicomotoras e todas elas têm um elemento em comum: o brincar como método de ensino e aprendizagem
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/682
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback

 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

Login

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback