CONTRIBUIÇÕES DO INTÉRPRETE DE LIBRAS PARA INCLUSÃO DE ALUNO COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Abstract
As escolas, cada dia mais, enfrentam o desafio de promover uma “Educação para
Todos”. A Educação Especial na perspectiva inclusiva, assegurada aos indivíduos
com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e com altas
habilidades/superdotação, teve grande avanço nas últimas décadas assentada em
marcos legais internacionais e nacionais. Dentro deste contexto a educação para
surdos, com marcos legais específicos, também teve um considerável avanço,
principalmente, com a obrigatoriedade de oferecer aos alunos com deficiência auditiva
e surdez o apoio educacional especializado dos profissionais intérpretes de Libras.
Uma alternativa apontada para a prática de inclusão escolar, que respeita os alunos
em suas especificidades, divulgada na literatura específica, é o trabalho colaborativo
entre o professor de sala de aula comum e o professor da educação especial. O
objetivo geral deste estudo foi entender as contribuições do intérprete de Libras para
inclusão de aluno com deficiência auditiva na Educação Física escolar. O caminho
metodológico adotado foi uma pesquisa de campo, qualitativa e descritiva, com
entrevista estruturada para produção dos dados, dirigida diretamente aos alunos com
deficiência auditiva e professores de Educação Física de escolas públicas da rede
estadual de ensino. As entrevistas aconteceram de forma online, em quatro
momentos, tendo as questões organizadas em quatro categorias: identificação do
sujeito, conhecimento sobre a profissão intérprete de Libras, trabalho colaborativo e
educação inclusiva. Os resultados indicam que tanto os alunos quanto os professores,
têm um conhecimento restrito sobre a função do intérprete de Libras mas afirmam que
este profissional em atuação na escola favorece o processo ensino-aprendizagem dos
alunos e a comunicação entre os alunos com deficiência auditiva e surdez com as
pessoas ouvintes; que nas aulas de Educação Física os alunos com deficiência
auditiva e surdez recebem apoio educacional especializado das intérpretes de Libras
quando os professores solicitam a intervenção das mesmas revelando que a prática
docente não abarca o trabalho colaborativo para um ensino colaborativo. Evidencia se que que o papel dos intérpretes de Libras no contexto escolar ainda precisa ser
pesquisado em diferentes setores da escola, refletido, debatido e divulgado para que
a importância de seu trabalho, enquanto colaborador da inclusão do aluno, seja
reconhecida e valorizada e é necessário repensar as práticas de Educação Física para
atendimento aos alunos com deficiência auditiva e surdez, com o intuito de reconstruí las dentro da proposta de trabalho e ensino colaborativo.