OS LIVROS DIDÁTICOS DE ENSINO FUNDAMENTAL E A PRESENÇA INDÍGENA EM PRESIDENTE KENNEDY/ES
Abstract
Ao longo dos anos, a história indígena foi sendo contada através de um discurso
estereotipado e estigmatizante, sob a ótica dos colonizadores, o que ajudou a
desenvolver um distanciamento da história real dos povos originários do país. Nesse
contexto, o objetivo deste trabalho é identificar como é feita a abordagem da história
dos povos indígenas do Espírito Santo nos livros didáticos do 4º e 5º anos do Ensino
Fundamental e como o estudo dos povos originários locais pode favorecer no
resgate de elementos da identidade cultural, tornando uma aprendizagem mais
significativa e integral, partindo da perspectiva do estudo da história indígena e
tornando o conhecimento histórico como algo real para o aluno. A metodologia deste
trabalho se deu através da análise de conteúdo de Laurence Bardin, utilizando como
fonte, oito coleções de livros didáticos de história do Espírito Santo do Ensino
Fundamental I. Nos livros didáticos analisados, os indígenas são construídos a partir
de uma história que os suspende no tempo e no espaço, restringindo sua existência
aos relatos de cronistas ou antropólogos. Esta situação se reflete na distribuição
temporal do texto, já que se fala em indígena como “os primeiros habitantes”, não
citando, ou o fazendo de forma vaga e superficial, ao longo do tempo. Essa
suspensão no tempo da imagem do indígena é reforçada pelo uso de registros
iconográficos, que mostram o nativo com peles, lanças, em suas jangadas,
descontextualizando sua existência atual.