A CONTRIBUIÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA COM FÁBULAS PARA FORMAÇÃO DE LEITORES ATIVOS
Abstract
A presente pesquisa tem por objetivo verificar como o trabalho sobre o ensino das
estratégias de leitura com fábulas é capaz de oportunizar ao educando a
compreensão e interação com o que leem. Considerando isso, a pesquisa
fundamentou-se na seguinte problemática: Como um trabalho sobre o ensino das
estratégias de leitura com fábulas é capaz de oportunizar ao educando a
compreensão e interação com o que leem?. Partindo da hipótese de que as
estratégias de leitura e de escrita com o gênero textual fábula, podem favorecer na
leitura polissêmica, suscitando diferentes olhares na leitura texto-leitor, texto-mundo
e texto-texto. Na expectativa de que elas possam quebrar alguns paradigmas
impostos nos textos das fábulas, levando a criança e desenvolver sua própria
percepção de mundo. Para tanto, serão promovidas oficinas junto a alunos pré selecionados do Ensino Fundamental I, participantes do “Projeto Kennedy Educa
Mais”, por meio do aplicativo Meet, de Estratégias de Leitura, utilizando o gênero
textual fábula, mediante a discussão desse gênero. A metodologia dessa pesquisa
ocorre por meio da aplicação de oficinas, elaboradas pela pesquisadora, seguindo
as orientações de Souza et al (2010) e Solé (1998). O resultado, será compilado
para configuração de sequências didáticas a serem delineadas como um guia
prático para aplicação das oficinas de estratégias de leitura. Enfatizou-se, da mesma
forma, a contribuição das fábulas no processo de alfabetização e na relevância da
literatura infantil como prática cultural em busca da autonomia leitora. O estudo
infere que a interposição das estratégias de leitura, com fábulas, pode favorecer na
leitura polissêmica, suscitando diferentes olhares na leitura texto-leitor, texto-mundo
e texto-texto. Desse modo, será apresentado um parecer sobre o conceito de
literatura infantil e das estratégias de leitura, bem como a abordagem das questões
que concernem à importância de trabalhar a leitura nas séries iniciais. A fim de
referenciar o objetivo deste trabalho, serão apresentadas reflexões teóricas, usando
como base a pesquisa bibliográfica de autores como Souza et al (2010), Freire
(1989), Bakhtin (2003), Zilberman (2003), Solé (1998).