Show simple item record

dc.contributor.authorJORDÃO, VÂNIA
dc.date.accessioned2021-08-20T18:10:11Z
dc.date.available2021-08-20T18:10:11Z
dc.date.issued2020-11-13
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/697
dc.description.abstractA presente pesquisa tem por objetivo verificar como o trabalho sobre o ensino das estratégias de leitura com fábulas é capaz de oportunizar ao educando a compreensão e interação com o que leem. Considerando isso, a pesquisa fundamentou-se na seguinte problemática: Como um trabalho sobre o ensino das estratégias de leitura com fábulas é capaz de oportunizar ao educando a compreensão e interação com o que leem?. Partindo da hipótese de que as estratégias de leitura e de escrita com o gênero textual fábula, podem favorecer na leitura polissêmica, suscitando diferentes olhares na leitura texto-leitor, texto-mundo e texto-texto. Na expectativa de que elas possam quebrar alguns paradigmas impostos nos textos das fábulas, levando a criança e desenvolver sua própria percepção de mundo. Para tanto, serão promovidas oficinas junto a alunos pré selecionados do Ensino Fundamental I, participantes do “Projeto Kennedy Educa Mais”, por meio do aplicativo Meet, de Estratégias de Leitura, utilizando o gênero textual fábula, mediante a discussão desse gênero. A metodologia dessa pesquisa ocorre por meio da aplicação de oficinas, elaboradas pela pesquisadora, seguindo as orientações de Souza et al (2010) e Solé (1998). O resultado, será compilado para configuração de sequências didáticas a serem delineadas como um guia prático para aplicação das oficinas de estratégias de leitura. Enfatizou-se, da mesma forma, a contribuição das fábulas no processo de alfabetização e na relevância da literatura infantil como prática cultural em busca da autonomia leitora. O estudo infere que a interposição das estratégias de leitura, com fábulas, pode favorecer na leitura polissêmica, suscitando diferentes olhares na leitura texto-leitor, texto-mundo e texto-texto. Desse modo, será apresentado um parecer sobre o conceito de literatura infantil e das estratégias de leitura, bem como a abordagem das questões que concernem à importância de trabalhar a leitura nas séries iniciais. A fim de referenciar o objetivo deste trabalho, serão apresentadas reflexões teóricas, usando como base a pesquisa bibliográfica de autores como Souza et al (2010), Freire (1989), Bakhtin (2003), Zilberman (2003), Solé (1998).pt_BR
dc.subjectFábulas. Estratégias de leitura. Literatura Infantil.pt_BR
dc.titleA CONTRIBUIÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA COM FÁBULAS PARA FORMAÇÃO DE LEITORES ATIVOSpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record