• English
    • español
    • português (Brasil)
  • español 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A CONTRIBUIÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA COM FÁBULAS PARA FORMAÇÃO DE LEITORES ATIVOS

Thumbnail
Ver/
Dissertação de Mestrado (5.414Mb)
Fecha
2020-11-13
Autor
JORDÃO, VÂNIA
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
A presente pesquisa tem por objetivo verificar como o trabalho sobre o ensino das estratégias de leitura com fábulas é capaz de oportunizar ao educando a compreensão e interação com o que leem. Considerando isso, a pesquisa fundamentou-se na seguinte problemática: Como um trabalho sobre o ensino das estratégias de leitura com fábulas é capaz de oportunizar ao educando a compreensão e interação com o que leem?. Partindo da hipótese de que as estratégias de leitura e de escrita com o gênero textual fábula, podem favorecer na leitura polissêmica, suscitando diferentes olhares na leitura texto-leitor, texto-mundo e texto-texto. Na expectativa de que elas possam quebrar alguns paradigmas impostos nos textos das fábulas, levando a criança e desenvolver sua própria percepção de mundo. Para tanto, serão promovidas oficinas junto a alunos pré selecionados do Ensino Fundamental I, participantes do “Projeto Kennedy Educa Mais”, por meio do aplicativo Meet, de Estratégias de Leitura, utilizando o gênero textual fábula, mediante a discussão desse gênero. A metodologia dessa pesquisa ocorre por meio da aplicação de oficinas, elaboradas pela pesquisadora, seguindo as orientações de Souza et al (2010) e Solé (1998). O resultado, será compilado para configuração de sequências didáticas a serem delineadas como um guia prático para aplicação das oficinas de estratégias de leitura. Enfatizou-se, da mesma forma, a contribuição das fábulas no processo de alfabetização e na relevância da literatura infantil como prática cultural em busca da autonomia leitora. O estudo infere que a interposição das estratégias de leitura, com fábulas, pode favorecer na leitura polissêmica, suscitando diferentes olhares na leitura texto-leitor, texto-mundo e texto-texto. Desse modo, será apresentado um parecer sobre o conceito de literatura infantil e das estratégias de leitura, bem como a abordagem das questões que concernem à importância de trabalhar a leitura nas séries iniciais. A fim de referenciar o objetivo deste trabalho, serão apresentadas reflexões teóricas, usando como base a pesquisa bibliográfica de autores como Souza et al (2010), Freire (1989), Bakhtin (2003), Zilberman (2003), Solé (1998).
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/697
Colecciones
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias

 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

Acceder

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias