LUDICIDADE: JOGOS MATEMÁTICOS COMO INSTRUMENTOS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL – PRESIDENTE KENNEDY/ES
Abstract
Esta investigação tem como objeto de estudo observar a ludicidade através da
aplicação dos jogos matemáticos junto ao trabalho para favorecer os conceitos
matemáticos dentro de turmas de Educação Infantil. Ao inserir uma comunicação
infantil nas atividades de rotina da sala de aula, pode-se dizer que é por meio do
lúdico que esse processo ocorre. Diante desse pressuposto surge o seguinte
problema de pesquisa: Os jogos matemáticos aplicados em turmas de Educação
Infantil contribuem positivamente com a aprendizagem de número e quantidade? O
objetivo geral do estudo foi o de compreender como a ludicidade por meio de jogos
auxilia o processo de ensino aprendizagem de número e quantidade na Educação
Infantil. Como metodologia foi aplicada um questionário aos professores da rede
municipal da cidade de Presidente Kennedy-ES onde foram tabuladas as respostas
e analisadas de forma que fosse articulada também com os teóricos pesquisados e
informados no referencial anteriormente feito por meio da revisão de literatura. O
formulário foi composto de perguntas de múltipla escolha, de respostas curtas e
longas a fim de apurar o mais precisamente possível a forma com que esses
profissionais trabalham com os conceitos matemáticos em turmas de Educação
Infantil. A abordagem sobre o tema justifica-se pela imponente presença da
Matemática no cotidiano de todos, e a necessidade de uma linguagem lúdica no
tratamento de conteúdos na Educação Infantil. Os resultados apontaram para o uso
de jogos matemáticos e lúdicos dentro da sala de aula por todos os professores
participantes da pesquisa sugerindo que esses instrumentos são eficazes para o
trabalho da Matemática nas referidas turmas.