Show simple item record

dc.contributor.authorOLIVEIRA, ROSIANE
dc.date.accessioned2021-08-20T18:03:38Z
dc.date.available2021-08-20T18:03:38Z
dc.date.issued2020-12-02
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/695
dc.description.abstractEsta investigação tem como objeto de estudo observar a ludicidade através da aplicação dos jogos matemáticos junto ao trabalho para favorecer os conceitos matemáticos dentro de turmas de Educação Infantil. Ao inserir uma comunicação infantil nas atividades de rotina da sala de aula, pode-se dizer que é por meio do lúdico que esse processo ocorre. Diante desse pressuposto surge o seguinte problema de pesquisa: Os jogos matemáticos aplicados em turmas de Educação Infantil contribuem positivamente com a aprendizagem de número e quantidade? O objetivo geral do estudo foi o de compreender como a ludicidade por meio de jogos auxilia o processo de ensino aprendizagem de número e quantidade na Educação Infantil. Como metodologia foi aplicada um questionário aos professores da rede municipal da cidade de Presidente Kennedy-ES onde foram tabuladas as respostas e analisadas de forma que fosse articulada também com os teóricos pesquisados e informados no referencial anteriormente feito por meio da revisão de literatura. O formulário foi composto de perguntas de múltipla escolha, de respostas curtas e longas a fim de apurar o mais precisamente possível a forma com que esses profissionais trabalham com os conceitos matemáticos em turmas de Educação Infantil. A abordagem sobre o tema justifica-se pela imponente presença da Matemática no cotidiano de todos, e a necessidade de uma linguagem lúdica no tratamento de conteúdos na Educação Infantil. Os resultados apontaram para o uso de jogos matemáticos e lúdicos dentro da sala de aula por todos os professores participantes da pesquisa sugerindo que esses instrumentos são eficazes para o trabalho da Matemática nas referidas turmas.pt_BR
dc.subjectEducação Infantil. Ludicidade. Jogos Matemáticos.pt_BR
dc.titleLUDICIDADE: JOGOS MATEMÁTICOS COMO INSTRUMENTOS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL – PRESIDENTE KENNEDY/ESpt_BR
dc.typeOtherpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record