HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTA DE RELEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL PARA ALUNOS DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Abstract
A pesquisa ressalta o uso das Histórias em Quadrinhos como ferramenta pedagógica
para o desenvolvimento do letramento. Participaram deste estudo alunos do 4º Ano
do Ensino Fundamental I de uma escola pública localizada no sul do Espirito Santo.
Seu propósito foi abordar como as histórias em quadrinhos podem contribuir para o
desenvolvimento de habilidades de leitura e interpretação de alunos e, para isso,
buscamos entender como o uso das histórias em quadrinhos podem favorecer a
prática de leitura e interpretação em sala de aula. Para fundamentar a pesquisa,
corroboraram os teóricos: Soares (2003), Lorenzi e Pádua (2012), Ramos e Vergueiro
(2012), Paiva (2003), Carvalho (2008), Val (2006), Perez (2002). Trata-se de uma
pesquisa qualitativa, cujo método de procedimento foi pautado na pesquisa-ação
conforme Thiollent (2001). Para a coleta de dados e informações, foram propostos
momentos de leitura de histórias em quadrinhos; uma entrevista estruturada, no
transcurso do desenvolvimento de uma sequência de atividades em formato de
oficinas com o propósito de estabelecer uma conexão entre as histórias em
quadrinhos e o filme Spirit Cavalgando Livre, produzindo uma releitura em forma de
HQs do filme mencionado. Os resultados revelaram a potencialidade das HQs para
despertar o interesse dos alunos, ampliando-lhes habilidades leitoras, avançando no
desenvolvimento da criticidade. A partir dessa pesquisa foi elaborado um guia didático
com instruções de como produzir uma releitura de filmes infantis no formato de
histórias em quadrinhos.