• English
    • español
    • português (Brasil)
  • español 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
Ver ítem 
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver ítem
  •   DSpace Principal
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver ítem
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTA DE RELEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL PARA ALUNOS DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Thumbnail
Ver/
Dissertação de Mestrado (4.334Mb)
Fecha
2020-05-29
Autor
BARRETO, MARILENE
Metadatos
Mostrar el registro completo del ítem
Resumen
A pesquisa ressalta o uso das Histórias em Quadrinhos como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento do letramento. Participaram deste estudo alunos do 4º Ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública localizada no sul do Espirito Santo. Seu propósito foi abordar como as histórias em quadrinhos podem contribuir para o desenvolvimento de habilidades de leitura e interpretação de alunos e, para isso, buscamos entender como o uso das histórias em quadrinhos podem favorecer a prática de leitura e interpretação em sala de aula. Para fundamentar a pesquisa, corroboraram os teóricos: Soares (2003), Lorenzi e Pádua (2012), Ramos e Vergueiro (2012), Paiva (2003), Carvalho (2008), Val (2006), Perez (2002). Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujo método de procedimento foi pautado na pesquisa-ação conforme Thiollent (2001). Para a coleta de dados e informações, foram propostos momentos de leitura de histórias em quadrinhos; uma entrevista estruturada, no transcurso do desenvolvimento de uma sequência de atividades em formato de oficinas com o propósito de estabelecer uma conexão entre as histórias em quadrinhos e o filme Spirit Cavalgando Livre, produzindo uma releitura em forma de HQs do filme mencionado. Os resultados revelaram a potencialidade das HQs para despertar o interesse dos alunos, ampliando-lhes habilidades leitoras, avançando no desenvolvimento da criticidade. A partir dessa pesquisa foi elaborado um guia didático com instruções de como produzir uma releitura de filmes infantis no formato de histórias em quadrinhos.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/690
Colecciones
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias

 

 

Listar

Todo DSpaceComunidades & ColeccionesPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMateriasEsta colecciónPor fecha de publicaciónAutoresTítulosMaterias

Mi cuenta

Acceder

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contacto | Sugerencias