Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional: Envíos recientes
Mostrando ítems 121-140 de 230
-
A SUPERDOTAÇÃO E O DESAFIO DA ESCOLA: UM ESTUDO DO CASO DE MARIA CECÍLIA.
(2016-11-04)Esse estudo teve como objetivo discutir a superdotação e o desafio da escola. Para tanto, investigou o caso de uma aluna diagnosticada com altas habilidades em linguística. A pergunta que norteou o estudo foi assim ... -
CAMINHOS PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA NO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO COM BASE NA PERSPECTIVA DOS PROFESSORES DOS CAMPI SITUADOS NO NORTE DO ESTADO
(2015-12-18)Este trabalho discute a formação continuada de professores para a Educação Profissional e Tecnológica no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). O objetivo geral buscou compreender as perspectivas dos docentes do ... -
Processo de Inclusão na Educação de Jovens e Adultos: Estudo de caso com uma aluna com Deficiência Auditiva
(2015-12-19)Este trabalho teve como objetivo analisar o processo de inclusão na Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental, a partir da inclusão de uma aluna com deficiência auditiva. Para alcançar o objetivo proposto ... -
O desafio de ser professor no Ensino Superior no curso de Direito: um estudo de caso na FACE – Aracruz/ES
(2016-10-07)O presente trabalho teve como principais objetivos investigar quais são as exigências atuais para o exercício na docência no ensino superior, em um estudo realizado com o curso de Direito, de uma Instituição de Ensino ... -
EFEITOS DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA A PARTIR DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE HÁBITOS ALIMENTARES
(2016-11-18)Esta pesquisa tem como objetivo geral elaborar uma sequência didática sobre os conceitos de bioquímica e nutrição, verificando a percepção de alunos do ensino médio diante de uma possibilidade de uma vida mais saudável. ... -
A EDUCAÇÃO MEDIADA PELA TECNOLOGIA: ESTUDO DE CASO COM OS DOCENTES DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE NOVA VENÉCIA/ES
(2016-12-09)Esta pesquisa apresenta o desenvolvimento de uma discussão acerca da percepção dos professores, da área de Linguagens, códigos e suas tecnologias, na inserção das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo ... -
MPLANTAÇÃO DA GESTÃO AMBIENTAL: UMA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL AOS PESCADORES DA COLÔNIA Z-24 NO MUNICÍPIO DE ALCOBAÇA-BA
(2015-12-12)O estudo analisa questões relacionadas à gestão ambiental através de uma proposta de educação ambiental aos pescadores da Colônia Z-24 no Município de Alcobaça-BA, visando à diminuição dos impactos ambientais na ... -
ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DO MUNICÍPIO DE MARILÂNDIA: ESTUDO DE CASO
(2015-09-26)O estudo em questão tem por objetivo apresentar e analisar a proposta pedagógica da Escola Família Agrícola de Marilândia como alternativa para uma educação camponesa de qualidade. A literatura referenciada neste ... -
ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO DAS FRATURAS TROCANTÉRICAS TRATADAS NO HOSPITAL SILVIO AVIDOS EM COLATINA - ES
(2016-11-11)As fraturas trocantéricas representam um alto risco de morte para a pessoa idosa e correspondem a 25% dos casos de fraturas de quadril. O aumento gradativo de sua incidência está relacionado à maior longevidade da ... -
CLUSÃO DE ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA EEEFM “BARTOUVINO COSTA”, LINHARES – ES E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA
(2016-06-03)Sabemos que uma educação para todos deve estar vinculada ao respeito à diversidade, onde as pessoas com ou sem limitações tenham acesso aos direitos básicos e indispensáveis à vida. Na condição de não mais enxergar, a ... -
PROPOSIÇÕES SOBRE A INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE SÃO MATEUS-ES
(2016-12-08)A inquietação causada pela não existência, até o ano de 2016, da disciplina de Educação Física na educação infantil da rede pública municipal de São Mateus – ES motivou a realização desta pesquisa que busca propor a ... -
Indisciplina Escolar: Percepções e Desafios no Cotidiano do Ifes Campus São Mateus – Análise do Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio – 2013/2016
(2016-07-06)A discussão acerca da (in) disciplina escolar tem sido muito influente como fator de geração novas práticas pedagógicas, das quais emergem abordagens por um outro viés, onde conceba as diferentes percepções sobre as ... -
Os significados e representações da prática do esporte escolar (JIFES) para o Instituto Federal do Espírito Santo
(2013-07-12)O esporte é um fenômeno sociocultural de grande dimensão a nível mundial e que está presente nos mais diversos contextos sociais. Este fenômeno pode ser percebido através de diferentes manifestações, dentre elas o ... -
O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DA LEITURA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
(2016-02-20)O ambiente de escola é um ambiente fascinante, que deve ser analisado como um todo, para que assim os educandos entendam o que está sendo ensinado. A preocupação em abordar a necessidade da leitura para o desenvolvimento ... -
Espaço e educação infantil: o cotidiano de interações e sentidos em um espaço improvisado
(2015-12-02)Este resumo apresenta a pesquisa desenvolvida no Curso de Mestrado Profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional, do Programa de Pós Graduação stricto sensu, da Faculdade Vale do Cricaré (FVC), ... -
O LÚDICO ENQUANTO ARTEFATO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL CARMELINA RIOS
(2016-08-31)A presente pesquisa expõe a discussão acerca do lúdico enquanto artefato da prática pedagógica dos professores do Centro de Educação Infantil Carmelina Rios, com destaque para a importância do brincar na vida da criança, ... -
MÉTODO (ABC) COMO FERRAMENTA PARA GERENCIAMENTO DE CUSTOS EM ARMAZÉNS DE CAFÉ
(2016-12-16)O Espírito Santo é responsável por 64,8% da produção de café Conilon no Brasil (CETCAF). Portanto, através de uma abordagem que se inicia na história do café, onde mostra as dificuldades enfrentadas ao longo dos anos, ... -
ATEMÁTICA FINANCEIRA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO
(2016-04-08)A matemática financeira nas séries finais do ensino fundamental: um estudo de caso, produzido por Eraldo Alves dos Santos, tem uma grande importância, pois ela apresenta uma etapa importante na vida do aluno; além ... -
EDUCAÇÃO DO CAMPO E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE: PRÁTICAS EDUCATIVAS EM ESCOLAS COM TURMAS MULTISSERIADAS EM SÃO MATEUS – ES
(2016-12-08)A temática da Educação do Campo retrata um universo de registros dos povos camponeses, reportando para um trajeto de reivindicações pela garantia do direito a uma educação que corresponda às suas peculiaridades por meio ... -
GESTÃO DE PESSOAS – PROJETO DE INTERVENÇÃO: CAPACITAÇÃO DE GESTORES E OUTROS INTERESSADOS PARA ATUAREM EM ORGANIZAÇÕES RURAIS
(2016-05-21)Esta pesquisa pretende mostrar que, desde a mais remota origem do Brasil, a atividade agricultora, com o plantio de insumos alimentares e seus derivados, representa o carro-chefe da economia e assim permanece até hoje. ...