O LÚDICO ENQUANTO ARTEFATO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL CARMELINA RIOS
Abstract
A presente pesquisa expõe a discussão acerca do lúdico enquanto artefato da
prática pedagógica dos professores do Centro de Educação Infantil Carmelina Rios,
com destaque para a importância do brincar na vida da criança, onde o desafio
apresenta-se em como introduzir a ludicidade junto ao processo ensino aprendizagem, visando fortalecer, ampliar e dar continuidade a todas as iniciativas
de valorização e promoção da criança em sua vida escolar. O objetivo geral foi
analisar a prática pedagógica dos professores quanto ao uso do lúdico, o qual se
desdobrou nos seguintes objetivos específicos: identificar atividades que envolvam
jogos e brincadeiras, oportunizando descobertas e construções de novas habilidades
e conhecimentos; destacar as atividades lúdicas que são mais utilizadas como
prática pedagógica pelos professores; compreender a dinâmica das atividades
lúdicas aplicadas e seus resultados no contexto do espaço pesquisado e; descobrir
novas realidades a partir da existência da brinquedoteca na escola. A pesquisa
tomou como base as ideias de diversos autores que subsidiam o pensamento do
aprender de maneira prazerosa em argumentos realmente significativos e, em
especial, fez uso da proposta de Kastrup, que trabalha com conceitos que envolvem
a aprendizagem inventiva. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, elaborada a partir
de livros, artigos e outras fontes, como também de pesquisa de campo, com a
abordagem qualitativa. A pesquisa de campo destaca o processo de observação
participante, com realização de ações de intervenção, entrevistas com os
educadores da escola e estruturação do espaço da brinquedoteca da escola.
Constatou-se que os professores atuantes no CEIM Carmelina Rios, mesmo que
involuntariamente, possuem, em sua prática pedagógica, habilidades e realizam
atividades que manifestam seu conhecimento e comprometimento com o lúdico.
Dessa forma, concluiu-se que há ainda uma caminhada consideravelmente longa,
que envolve a leitura, a pesquisa, o debate, o exame a compreensão de que
trabalhar a ludicidade é mais que brincar, ou levar a criança à distração.