Show simple item record

dc.contributor.authorARRUDA, FABIANE
dc.date.accessioned2021-08-27T20:25:08Z
dc.date.available2021-08-27T20:25:08Z
dc.date.issued2016-08-31
dc.identifier.otherDissertação de mestrado
dc.identifier.urihttps://repositorio.ivc.br/handle/123456789/800
dc.description.abstractA presente pesquisa expõe a discussão acerca do lúdico enquanto artefato da prática pedagógica dos professores do Centro de Educação Infantil Carmelina Rios, com destaque para a importância do brincar na vida da criança, onde o desafio apresenta-se em como introduzir a ludicidade junto ao processo ensino aprendizagem, visando fortalecer, ampliar e dar continuidade a todas as iniciativas de valorização e promoção da criança em sua vida escolar. O objetivo geral foi analisar a prática pedagógica dos professores quanto ao uso do lúdico, o qual se desdobrou nos seguintes objetivos específicos: identificar atividades que envolvam jogos e brincadeiras, oportunizando descobertas e construções de novas habilidades e conhecimentos; destacar as atividades lúdicas que são mais utilizadas como prática pedagógica pelos professores; compreender a dinâmica das atividades lúdicas aplicadas e seus resultados no contexto do espaço pesquisado e; descobrir novas realidades a partir da existência da brinquedoteca na escola. A pesquisa tomou como base as ideias de diversos autores que subsidiam o pensamento do aprender de maneira prazerosa em argumentos realmente significativos e, em especial, fez uso da proposta de Kastrup, que trabalha com conceitos que envolvem a aprendizagem inventiva. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, elaborada a partir de livros, artigos e outras fontes, como também de pesquisa de campo, com a abordagem qualitativa. A pesquisa de campo destaca o processo de observação participante, com realização de ações de intervenção, entrevistas com os educadores da escola e estruturação do espaço da brinquedoteca da escola. Constatou-se que os professores atuantes no CEIM Carmelina Rios, mesmo que involuntariamente, possuem, em sua prática pedagógica, habilidades e realizam atividades que manifestam seu conhecimento e comprometimento com o lúdico. Dessa forma, concluiu-se que há ainda uma caminhada consideravelmente longa, que envolve a leitura, a pesquisa, o debate, o exame a compreensão de que trabalhar a ludicidade é mais que brincar, ou levar a criança à distração.pt_BR
dc.subjectLudicidade. Infância. Educação. Brinquedoteca. Desenvolvimentopt_BR
dc.titleO LÚDICO ENQUANTO ARTEFATO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DO CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL CARMELINA RIOSpt_BR


Files in this item

Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record