Os significados e representações da prática do esporte escolar (JIFES) para o Instituto Federal do Espírito Santo
Abstract
O esporte é um fenômeno sociocultural de grande dimensão a nível mundial e que
está presente nos mais diversos contextos sociais. Este fenômeno pode ser percebido
através de diferentes manifestações, dentre elas o esporte de alto rendimento, o
esporte participação e o esporte educação. Esta pesquisa adentra no universo do
esporte educação, mais especificamente na perspectiva do esporte escolar através
da competição esportiva realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia do Espirito Santo, denominada JIFES. Nessa linha, o estudo pretende
compreender o que o JIFES representa do ponto de vista legal, técnico e educacional
para a comunidade escolar do IFES. Para tanto, realizamos um estudo de caso
pautado em instrumentos de coleta de dados como pesquisa documental, questionário
aplicado aos alunos participantes dos jogos e professores de Educação Física, além
de entrevista semiestruturada com integrantes da gestão. A partir das narrativas dos
participantes da pesquisa, percebemos que o JIFES tem sido uma importante
ferramenta capaz de promover um processo de integração entre a comunidade
escolar dos diferentes campi do IFES, além de evidenciar uma série de valores
socioeducativos associados aos jogos. Em menor escala, também foram identificados
pontos negativos associados ao evento, normalmente relacionados aos aspectos de
condutas e atitudes que vão em desencontro a um ambiente de competição sadio e
bem organizado. Assim, o estudo se mostrou de grande relevância, devido a sua
característica pioneira, evidenciando que o JIFES tem contribuído com a
disseminação de uma cultura esportiva e propiciado a integração entre a comunidade
das diferentes unidades de ensino do IFES, além de contribuir para o processo de
formação educacional dos alunos envolvidos.