• English
    • español
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • View Item
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

ATEMÁTICA FINANCEIRA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO

Thumbnail
View/Open
Dissertação de Mestrado (1.598Mb)
Date
2016-04-08
Author
SANTOS, ERALDO
Metadata
Show full item record
Abstract
A matemática financeira nas séries finais do ensino fundamental: um estudo de caso, produzido por Eraldo Alves dos Santos, tem uma grande importância, pois ela apresenta uma etapa importante na vida do aluno; além disso, muitos ingressam no mercado de trabalho (menor aprendiz) e o dinheiro já faz parte do seu cotidiano, transformando sua economia. Este trabalho teve, como objetivo, verificar como os professores das Séries Finais do Ensino Fundamental de Linhares veem a importância do ensino da Matemática Financeira nessas séries e qual a importância na economia atual, pois poderá ser ferramenta vital para tomadas de decisões ao longo da vida. Inicialmente, verificou o que orientam os documentos oficiais como: PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), PEMEF (Plano de Ensino de Matemática para o Ensino fundamental de 6º ao 9º ano), PME (Plano Municipal de Educação) e LDB (Leis de Diretrizes e Bases) que diz respeito à Matemática e a Matemática Financeira. Iniciou-se com uma breve história da matemática financeira no mundo e no Brasil, a influência da Matemática Financeira no Ensino Fundamental, os procedimentos metodológicos junto a pesquisa com os professores e suas opiniões e inserimos uma experiência com alunos numa atividade que propõe uma abordagem da matemática financeira de uma maneira simplificada, fundamentada, principalmente, em exemplos e materiais que chegam até os alunos, como panfletos de supermercado, promoções de lojas e que envolve o contexto social em que eles estão inseridos, como forma de incentivar o seu estudo e a consequente melhoria das aulas, com uma possível redução no desinteresse por elas. Ao término desse estudo percebeu-se que há necessidade de comentar e incentivar mais pesquisas sobre o assunto. Então, podemos concluir que aplicar conceitos, exemplos e projetos de pesquisas sobre matemática financeira nas séries finais do ensino fundamental se faz necessário para a construção do conhecimento e tentar provocar uma mudança na vida financeira e econômica de cada aluno.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/798
Collections
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional [230]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback

 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

Login

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback