ATEMÁTICA FINANCEIRA NAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DE CASO
Resumen
A matemática financeira nas séries finais do ensino fundamental: um estudo de caso,
produzido por Eraldo Alves dos Santos, tem uma grande importância, pois ela
apresenta uma etapa importante na vida do aluno; além disso, muitos ingressam no
mercado de trabalho (menor aprendiz) e o dinheiro já faz parte do seu cotidiano,
transformando sua economia. Este trabalho teve, como objetivo, verificar como os
professores das Séries Finais do Ensino Fundamental de Linhares veem a importância
do ensino da Matemática Financeira nessas séries e qual a importância na economia
atual, pois poderá ser ferramenta vital para tomadas de decisões ao longo da vida.
Inicialmente, verificou o que orientam os documentos oficiais como: PCNs
(Parâmetros Curriculares Nacionais), PEMEF (Plano de Ensino de Matemática para o
Ensino fundamental de 6º ao 9º ano), PME (Plano Municipal de Educação) e LDB (Leis
de Diretrizes e Bases) que diz respeito à Matemática e a Matemática Financeira.
Iniciou-se com uma breve história da matemática financeira no mundo e no Brasil, a
influência da Matemática Financeira no Ensino Fundamental, os procedimentos
metodológicos junto a pesquisa com os professores e suas opiniões e inserimos uma
experiência com alunos numa atividade que propõe uma abordagem da matemática
financeira de uma maneira simplificada, fundamentada, principalmente, em exemplos
e materiais que chegam até os alunos, como panfletos de supermercado, promoções
de lojas e que envolve o contexto social em que eles estão inseridos, como forma de
incentivar o seu estudo e a consequente melhoria das aulas, com uma possível
redução no desinteresse por elas. Ao término desse estudo percebeu-se que há
necessidade de comentar e incentivar mais pesquisas sobre o assunto. Então,
podemos concluir que aplicar conceitos, exemplos e projetos de pesquisas sobre
matemática financeira nas séries finais do ensino fundamental se faz necessário para
a construção do conhecimento e tentar provocar uma mudança na vida financeira e
econômica de cada aluno.