• English
    • español
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • View Item
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Espaço e educação infantil: o cotidiano de interações e sentidos em um espaço improvisado

Thumbnail
View/Open
Dissertação de Mestrado (1.579Mb)
Date
2015-12-02
Author
GAVA, FABÍOLA
Metadata
Show full item record
Abstract
Este resumo apresenta a pesquisa desenvolvida no Curso de Mestrado Profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional, do Programa de Pós Graduação stricto sensu, da Faculdade Vale do Cricaré (FVC), intitulada “Espaço e Educação Infantil: o cotidiano de interações e sentidos em um espaço improvisado”. A pesquisa tem o objetivo de refletir sobre o espaço físico escolar para a educação infantil a partir dos sentidos e interações entre os sujeitos que vivenciam, percebem, significam e modificam esse espaço. Participaram da pesquisa, adultos e crianças de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do município de Serra - ES, que funcionou em um espaço improvisado por quase cinco meses. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, como um estudo de caso de abordagem sócio-histórica. Utilizou-se para coleta de dados: observação participante com registro em diário de campo, análise documental, questionário, entrevista semiestruturada e conversas. Referencialmente, recorre-se a pesquisadores e autores para situar a presente pesquisa quanto aos conceitos de infância e criança na compreensão do atendimento da educação infantil em sua contextualização social e histórica, bem como a análise das questões referentes ao espaço, espaço escolar e interações considerando-se ainda os apontamentos dos documentos oficiais sobre a temática no país. Para a análise dos dados, buscaram-se duas diretrizes que orientaram o aprofundamento em relação às questões apontadas pelos dados oriundos dos diferentes instrumentos, sendo: do espaço improvisado ao cotidiano de um espaço escolar; e as interações e práticas de adultos e crianças, revelando sentidos e reflexões dos diferentes sujeitos da educação infantil. Como resultado, o estudo revela a influência do espaço escolar para além de sua dimensão física, mas também relacional, buscando as reflexões, sentidos e interações que os sujeitos da educação infantil trazem em suas vivências no cotidiano do espaço que lhes é destinado.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/801
Collections
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional [230]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback

 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

Login

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback