Espaço e educação infantil: o cotidiano de interações e sentidos em um espaço improvisado
Resumo
Este resumo apresenta a pesquisa desenvolvida no Curso de Mestrado Profissional
em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional, do Programa de Pós Graduação stricto sensu, da Faculdade Vale do Cricaré (FVC), intitulada “Espaço e
Educação Infantil: o cotidiano de interações e sentidos em um espaço improvisado”.
A pesquisa tem o objetivo de refletir sobre o espaço físico escolar para a educação
infantil a partir dos sentidos e interações entre os sujeitos que vivenciam, percebem,
significam e modificam esse espaço. Participaram da pesquisa, adultos e crianças
de um Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do município de Serra - ES,
que funcionou em um espaço improvisado por quase cinco meses. Para tanto,
desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, como um estudo de caso de abordagem
sócio-histórica. Utilizou-se para coleta de dados: observação participante com
registro em diário de campo, análise documental, questionário, entrevista
semiestruturada e conversas. Referencialmente, recorre-se a pesquisadores e
autores para situar a presente pesquisa quanto aos conceitos de infância e criança
na compreensão do atendimento da educação infantil em sua contextualização
social e histórica, bem como a análise das questões referentes ao espaço, espaço
escolar e interações considerando-se ainda os apontamentos dos documentos
oficiais sobre a temática no país. Para a análise dos dados, buscaram-se duas
diretrizes que orientaram o aprofundamento em relação às questões apontadas
pelos dados oriundos dos diferentes instrumentos, sendo: do espaço improvisado ao
cotidiano de um espaço escolar; e as interações e práticas de adultos e crianças,
revelando sentidos e reflexões dos diferentes sujeitos da educação infantil. Como
resultado, o estudo revela a influência do espaço escolar para além de sua
dimensão física, mas também relacional, buscando as reflexões, sentidos e
interações que os sujeitos da educação infantil trazem em suas vivências no
cotidiano do espaço que lhes é destinado.