• English
    • español
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • View Item
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

CLUSÃO DE ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA EEEFM “BARTOUVINO COSTA”, LINHARES – ES E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA

Thumbnail
View/Open
Dissertação de Mestrado (915.9Kb)
Date
2016-06-03
Author
OLIVEIRA, FRANCINE
Metadata
Show full item record
Abstract
Sabemos que uma educação para todos deve estar vinculada ao respeito à diversidade, onde as pessoas com ou sem limitações tenham acesso aos direitos básicos e indispensáveis à vida. Na condição de não mais enxergar, a pessoa passa por um processo de modificações em sua identidade, no seu dia a dia, nos contextos familiar e social, assim como no modo de perceber-se. A abordagem sobre como os deficientes visuais podem interagir no meio educacional escolar, é de extrema importância. Novas práticas pedagógicas e adaptações curriculares, que viabilizem o desempenho do trabalho em sala de aula, devem ser desenvolvidas e proporcionar aos alunos com deficiência ou não uma aprendizagem igualitária. Este estudo apresenta como objetivo pesquisar os problemas enfrentados por um aluno deficiente visual na EEEFM “Bartouvino Costa”, Linhares-ES, focando na aprendizagem de matemática. Foi desenvolvida no 3º ano da referida Instituição, tendo o aluno Geraldo como objeto da pesquisa, morador no município de Linhares, hoje com dezoito anos, estudante da referida escola desde os 10 anos de idade, quando cursava a 5ª série. O presente estudo também envolveu pessoas da comunidade escolar e família. No desenvolvimento dessa pesquisa buscou-se evidenciar tipos de ações facilitadoras, os diversos tipos de materiais adaptados para deficientes visuais, o processo de ensino-aprendizagem da Matemática e a realidade do deficiente visual no cotidiano da escola. Após a coleta dos dados percebemos que o processo de inclusão nas escolas precisa ser reestruturado, pois o professor não possui formação adequada para lidar com esse tipo de aluno.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/806
Collections
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional [230]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback

 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

Login

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback