CLUSÃO DE ALUNO COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA EEEFM “BARTOUVINO COSTA”, LINHARES – ES E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA
Abstract
Sabemos que uma educação para todos deve estar vinculada ao respeito à
diversidade, onde as pessoas com ou sem limitações tenham acesso aos direitos
básicos e indispensáveis à vida. Na condição de não mais enxergar, a pessoa passa
por um processo de modificações em sua identidade, no seu dia a dia, nos contextos
familiar e social, assim como no modo de perceber-se. A abordagem sobre como os
deficientes visuais podem interagir no meio educacional escolar, é de extrema
importância. Novas práticas pedagógicas e adaptações curriculares, que viabilizem o
desempenho do trabalho em sala de aula, devem ser desenvolvidas e proporcionar
aos alunos com deficiência ou não uma aprendizagem igualitária. Este estudo
apresenta como objetivo pesquisar os problemas enfrentados por um aluno deficiente
visual na EEEFM “Bartouvino Costa”, Linhares-ES, focando na aprendizagem de
matemática. Foi desenvolvida no 3º ano da referida Instituição, tendo o aluno Geraldo
como objeto da pesquisa, morador no município de Linhares, hoje com dezoito anos,
estudante da referida escola desde os 10 anos de idade, quando cursava a 5ª série.
O presente estudo também envolveu pessoas da comunidade escolar e família. No
desenvolvimento dessa pesquisa buscou-se evidenciar tipos de ações facilitadoras,
os diversos tipos de materiais adaptados para deficientes visuais, o processo de
ensino-aprendizagem da Matemática e a realidade do deficiente visual no cotidiano
da escola. Após a coleta dos dados percebemos que o processo de inclusão nas
escolas precisa ser reestruturado, pois o professor não possui formação adequada
para lidar com esse tipo de aluno.