ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DO MUNICÍPIO DE MARILÂNDIA: ESTUDO DE CASO
Abstract
O estudo em questão tem por objetivo apresentar e analisar a proposta pedagógica
da Escola Família Agrícola de Marilândia como alternativa para uma educação
camponesa de qualidade. A literatura referenciada neste trabalho demonstra a
importância do pequeno e médio agricultor para a economia capixaba e lista as
principais dificuldades enfrentadas por essa população para ter acesso à educação:
políticas educacionais insuficientes, precariedades do acesso às escolas, situação
socioeconômica familiar, dentre outros, gerados por descaso de alguns órgãos
públicos e pela sociedade civil; por outro lado, para melhorar essa situação,
demonstra a existência de métodos alternativos, com a inserção de práticas
pedagógicas voltadas estrategicamente para a realidade local. Na Escola Família
Agrícola de Marilândia, onde a pesquisa foi desenvolvida, a tradicional educação
bancária, caracterizada por Paulo Freire, dá lugar à busca da construção do
conhecimento com ênfase no cotidiano dos educandos. Nesta unidade escolar, é
possível constatar alguns métodos, como a Gestão Democrática, que procura
envolver toda a comunidade escolar nas ações e decisões da escola; os Temas
Geradores, que buscam as informações sobre os problemas e situações enfrentadas
pelas famílias dos educandos para, a partir dessas informações, estabelecer os
planos de trabalho; a Pedagogia da Alternância e Tempo Integral, que além de permitir
o atendimento a um número elevado de educandos em um espaço reduzido, garante
maior integração entre os conteúdos científicos desenvolvidos em sala de aula e sua
prática na comunidade onde o educando reside, proporcionando uma experiência de
imersão na vida acadêmica sem ter que abandonar a vida no campo.