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ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DO MUNICÍPIO DE MARILÂNDIA: ESTUDO DE CASO

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Dissertação de Mestrado (1.220Mb)
Date
2015-09-26
Author
BREDA, GILSANDER
Metadata
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Abstract
O estudo em questão tem por objetivo apresentar e analisar a proposta pedagógica da Escola Família Agrícola de Marilândia como alternativa para uma educação camponesa de qualidade. A literatura referenciada neste trabalho demonstra a importância do pequeno e médio agricultor para a economia capixaba e lista as principais dificuldades enfrentadas por essa população para ter acesso à educação: políticas educacionais insuficientes, precariedades do acesso às escolas, situação socioeconômica familiar, dentre outros, gerados por descaso de alguns órgãos públicos e pela sociedade civil; por outro lado, para melhorar essa situação, demonstra a existência de métodos alternativos, com a inserção de práticas pedagógicas voltadas estrategicamente para a realidade local. Na Escola Família Agrícola de Marilândia, onde a pesquisa foi desenvolvida, a tradicional educação bancária, caracterizada por Paulo Freire, dá lugar à busca da construção do conhecimento com ênfase no cotidiano dos educandos. Nesta unidade escolar, é possível constatar alguns métodos, como a Gestão Democrática, que procura envolver toda a comunidade escolar nas ações e decisões da escola; os Temas Geradores, que buscam as informações sobre os problemas e situações enfrentadas pelas famílias dos educandos para, a partir dessas informações, estabelecer os planos de trabalho; a Pedagogia da Alternância e Tempo Integral, que além de permitir o atendimento a um número elevado de educandos em um espaço reduzido, garante maior integração entre os conteúdos científicos desenvolvidos em sala de aula e sua prática na comunidade onde o educando reside, proporcionando uma experiência de imersão na vida acadêmica sem ter que abandonar a vida no campo.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/808
Collections
  • Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional [230]

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