Indisciplina Escolar: Percepções e Desafios no Cotidiano do Ifes Campus São Mateus – Análise do Curso Técnico em Mecânica Integrado ao Ensino Médio – 2013/2016
Abstract
A discussão acerca da (in) disciplina escolar tem sido muito influente como fator de
geração novas práticas pedagógicas, das quais emergem abordagens por um outro viés,
onde conceba as diferentes percepções sobre as regras e sua construção por uma
perspectiva da coletividade. O objetivo geral deste estudo procurou compreender as
percepções do corpo discente e docente do Ifes do campus São Mateus acerca das
regras do Código de Ética e Disciplina do corpo Discente, estruturado pelos diversos
campi do Espírito Santo e de sua aplicação. A pesquisa de caráter qualitativo teve como
objetivos específicos: identificar no sistema acadêmico do Ifes quais as maiores
incidências de indisciplina dos alunos do curso de Mecânica Integrado ao Ensino Médio
entre os anos de 2013 a 2016; relatar quais as estratégias aplicadas no sentido de
minimizar as incidências de indisciplina; apresentar a conscientização da aplicação do
Código de Ética do Ifes como instrumento norteador da disciplina na comunidade escolar.
Como instrumentos de coleta de dados, quanto ao percurso elaborado no Ifes, foi
levantado o perfil dos servidores, quanto aos aspectos de formação educacional, obtidos
pelo Relatório de Gestão de 2015, disponibilizado pela Coordenadoria Geral de Gestão
de Pessoas. Referente ao quadro de estudantes foi realizado um levantamento dos
aspectos sociais, como renda per capta, área de procedência e sexo. As informações
foram disponibilizadas pelo sistema acadêmico, através da Coordenadoria de Registro
Acadêmico. Não pretendemos aferir se há relação quanto aos aspectos sociais com a (in)
disciplina, portanto os dados são necessários apenas para perceber o perfil do aluno
interlocutor da pesquisa. Foi realizada também, a articulação com os autores que
embasam a discussão sobre a temática. Os desdobramentos desta pesquisa, após a
qualificação incidem em coleta de dados através de questionário semiestruturado, aos
alunos e professores, alvos do estudo, para compreender as percepções sobre as regras
do Ifes, e apontar caminhos refletidos através da análise dos questionários.