Ciência, Tecnologia e Educação
Navegar por
Submissões recentes
-
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: UM ESTUDO DE CASO SOBRE PLANEJAMENTO NA MODALIDADE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA ÁREA DE LINGUAGENS — ARTE E LÍNGUA PORTUGUESA — E NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
(2023-12-14)GRIPPA, Eliane Araújo. Deficiência intelectual: um estudo de caso sobre planejamento na modalidade Educação de Jovens e Adultos na área de Linguagens — Arte e Língua Portuguesa — e no Atendimento Educacional Especializado. ... -
ALFABETIZAÇÃO DE ESTUDANTES SURDOS UTILIZANDO LIBRAS: DISCUSSÕES A PARTIR DA ÓTICA DOS PROFESSORES
(2023-11-30)A educação inclusiva é um tema de relevância crescente na sociedade e no ambiente escolar brasileiro. O aumento da matrícula do público-alvo da educação especial em escolas regulares reflete a necessidade de ofertar uma ... -
ESTIMULAR A CRITICIDADE DOS EDUCANDOS NA EJA – A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR MEDIADOR DE LEITURA
(2023-12-19)A leitura abre muitas portas – ao emprego, à formação, ao ensino superior e à aprendizagem ao longo da vida. A maioria dos alunos adultos está empregada e trabalham bastante para se sustentar e cuidar de suas famílias. ... -
A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA NO SISTEMA PRISIONAL COMO ALTERNATIVA DIDÁTICA PARA A RESSOCIALIZAÇÃO: IMPACTOS DO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA VISÃO DOS DETENTOS
(2023-12-07)LUCINDO, Ariany. A prática de atividade física no sistema prisional como alternativa didática para a ressocialização: impactos do ensino de educação física na visão dos detentos. 112f. Dissertação (Mestrado Profissional ... -
INCLUSÃO DE ESTUDANTES AUTISTAS: PRÁTICA PEDAGÓGICA ESCOLAR NO ENSINO DA MULTIPLICAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
(2023-12-13)alunos autistas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. É conhecido que o autista precisa realizar rotinas diárias e essa necessidade precisa integrar o planejamento e prática pedagógica docente. Desta forma, além da ... -
PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DE LEITORES/AS À LUZ DA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL
(2023-12-16)Esta dissertação aborda a questão das práticas de formação de leitores, tendo como enfoque a Literatura Afro-brasileira, em turma de 6º ano em escola municipal de Ensino Fundamental de São Mateus, ES. O problema central ... -
A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE O USO DE TECNOLOGIAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
(2023-12-11)BAIÔCCO. Larissa Valfré. A percepção dos professores sobre o uso de tecnologias para o ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental. 112f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação) ... -
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NO AUTOATENDIMENTO BANCÁRIO: ANÁLISE DA EVOLUÇÃO DO USO DO APLICATIVO CAIXA
(2023-07-24)PINTO, MARIA APARECIDA DE BRITO. Transformação Digital no Autoatendimento Bancário: Análise da evolução do Uso do Aplicativo CAIXA. 2023. 156 f. Dissertação (Mestrado). 2023. Centro Universitário Vale do Cricaré, 2023. Os ... -
LIMITAÇÕES DA ESTRUTURA DO SISTEMA PRISIONAL PARA A INCLUSÃO DO ENSINO DIGITAL DE ALUNOS DETENTOS
(2023-12-11)PORTES. Cristiani Soeiro Vieira. Limitações na estrutura do sistema prisional para a inclusão do ensino digital de alunos detentos. 86f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação) – Centro ... -
O USO DAS FÁBULAS NO PROCESSO DE ENSINO DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA EM UMA TURMA DO 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
(2023-07-24)SANTOS, JACQUELINI COSTA QUINTA. O Uso das Fábulas no Processo de Ensino das Estratégias de Leitura em uma Turma do 2° ano do Ensino Fundamental. 2023. Dissertação (Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré, 2023. O presente ... -
A ATUAÇÃO DO EDUCADOR SOCIAL NA POLÍTICA SOCIOASSISTENCIAL DO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE KENNEDY-ES
(2023-09-25)RISSI, Juliete. A atuação do educador social na política socioassistencial do município de Presidente Kennedy-ES. 2023. 127 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Vale do Cricaré. Diante das várias formas de se fazer ... -
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
(2021-08-18)DOMINGOS, C. do. N. A importância do lúdico na transição da educação infantil para o ensino fundamental. 2021. 93f Dissertação (Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré, 2021. Este estudo visou a pesquisar “A importância ... -
USO DA TECNOLOGIA NO ENSINO DE ARTE MEDIANTE CONTEXTO DA COMUNICAÇÃO MULTIMODAL
(2023-11-29)SILVA. Elizabete Moraes da. Uso da tecnologia no ensino de arte mediante contexto da comunicação multimodal: estudo de caso de duas escola de Linhares-ES. 89f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e ... -
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA EEEFM PRESIDENTE KENNEDY EM 2022
(2023-02-09)MOTA, Jamylle Chaves. A educação ambiental e a Educação de Jovens e Adultos na EEEFM Presidente Kennedy em 2022. 2023. 99 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação) – Centro Universitário Vale ... -
PAEBES-ALFA 2018 A 2022: UM ESTUDO SOBRE O ANTES, O DURANTE E O DEPOIS DA PANDEMIA DA COVID-19 EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE NOVA VENÉCIA/ES
(2023-11-27)O presente trabalho tem como proposta compreender como a suspensão de aulas presenciais transformou o modo de estudar e avaliar os conhecimentos adquiridos pelos alunos durante a pandemia pelo ensino remoto, e como as aulas ... -
DESENVOLVIMENTO MOTOR E O ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UMA AVALIAÇÃO DO CRESCIMENTO E APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
(2023-12-07)MOTINHO, Julio Kippert. Desenvolvimento motor e o ensino de educação física: uma avaliação do crescimento e aprendizagem de crianças do ensino fundamental. 89f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e ... -
EDUCAÇÃO INFANTIL E LUDICIDADE: AS CONTRIBUIÇÕES DA BRINCADEIRA “AMARELINHA” NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA
(2023-08-08)A pesquisa em questão tem por objetivo relatar as contribuições da atividade lúdica Amarelinha, no desenvolvimento cognitivo de alunos de quatro a cinco anos na Educação Infantil em Boa Esperança – Presidente Kennedy/ES. ... -
O CUIDAR E EDUCAR NA PERCEPÇÃO DOS EDUCADORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL
(2023-06-28)OLIVEIRA, Beatriz Tinoco. O cuidar e educar na percepção dos educadores da educação Infantil. Relatório de Qualificação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Saúde) – Faculdade Vale do Cricaré, São Mateus, ... -
A PRÁTICA DOCENTE E AS FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM
(2023-08-21)BOLZAN, Marcelo Silva. A prática docente e as ferramentas de aprendizagem. 2023. 97f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade Vale do Cricaré, 2023. No decorrer do ano de 2020 alunos de todos os níveis de ensino tiveram suas ... -
A PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO MUNICÍPIO DE ANCHIETA/ES SOBRE A EVASÃO ESCOLAR
(2023-05-03)FREIRE, Humberto Bressanelli. A percepção dos professores de Educação Física do município de Anchieta/ES sobre a evasão escolar. 2023. 134 f. Dissertação (Mestrado) – Centro Universitário Vale do Cricaré, 2023. A não ...