• English
    • español
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

A PRÁTICA DOCENTE E AS FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM

Thumbnail
View/Open
MARCELO SILVA BOLZAN.pdf (11.43Mb)
Date
2023-08-21
Author
BOLZAN, Marcelo Silva
Metadata
Show full item record
Abstract
BOLZAN, Marcelo Silva. A prática docente e as ferramentas de aprendizagem. 2023. 97f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade Vale do Cricaré, 2023. No decorrer do ano de 2020 alunos de todos os níveis de ensino tiveram suas aulas presenciais suspensas, exigindo a reformulação do processo de ensino e aprendizagem e o desenvolvimento das competências da comunidade escolar para lidar com as mudanças impostas pela pandemia. Nesse sentido, no âmbito da educação, a pandemia impôs novos métodos de ensino, a modernização das práticas pedagógicas, e, consequentemente, a capacitação do corpo docente para a utilização de novas ferramentas e dispositivos capazes de proporcionar momentos síncronos e assíncronos de interação entre os professores e seus respectivos alunos nos ambientes digitais. A fim de compreender as necessidades de mudanças da cultura escolar frente às transformações impostas pela pandemia, o estudo tem como objetivo compreender as potencialidades das tecnologias educacionais como ferramentas pedagógicas dirigidas para o processo de ensino e aprendizagem, tendo como premissa o modo remoto de ensinar e os desafios dessa modalidade de ensino enfrentados pelo corpo docente. Especificamente, buscou compreender o que representa hoje o ensino remoto para os professores e a sua adoção; identificar os principais desafios encontrados pelos docentes em relação ao ensino remoto e o uso das tecnologias; repensar a formação docente frente a novas ferramentas de aprendizagem contemporâneas; e por fim, elaborar uma cartilha voltada para a capacitação docente quanto ao uso de tecnologias digitais gratuitas que viabilizem as práticas docentes no contexto do ensino remoto. No campo metodológico o estudo apresenta características de uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo exploratório com o emprego de técnicas de revisão bibliográfica, para a elaboração do aporte teórico. Além da pesquisa-ação, no que tange a elaboração do produto final. Os resultados apresentados no estudo demonstram a necessidade de repensar a prática docente, bem como a formação docente frente às novas ferramentas de aprendizagem na contemporaneidade. Em uma sociedade marcada pela esfera digital e com o retorno das atividades presenciais, ficou evidente a necessidade de adequações das técnicas e das metodologias do trabalho docente.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1728
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback

 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

Login

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback