O USO DAS FÁBULAS NO PROCESSO DE ENSINO DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA EM UMA TURMA DO 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Abstract
SANTOS, JACQUELINI COSTA QUINTA. O Uso das Fábulas no Processo de Ensino das Estratégias de Leitura em uma Turma do 2° ano do Ensino Fundamental. 2023. Dissertação (Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré, 2023.
O presente estudo se delineou a partir da experiência como professora, imbuída da tarefa de formar leitores na escola, e se consubstanciou nessa pesquisa, consolidada no uso de fábulas para o ensino das estratégias de leitura em uma turma do 2° ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental “Orci Batalhas”, localizada na comunidade quilombola de Cacimbinha, município de Presidente Kennedy. O pressuposto foi implementar junto aos educandos uma concepção de leitura, como um processo prazeroso e abrangente, mediante o uso de metodologias que garantissem a formação de leitores competentes, para além da simples decodificação de um texto. Com a metodologia da pesquisa-ação e o suporte teórico de teóricos como Kleiman, Bakthin, Solé, e Souza, dentre outros, foi possível aproximar os jovens leitores dos textos literários, com enfoque na prática de estratégias de leitura literária, que efetivaram a compreensão e a autonomia leitora. Mediante oficinas com as estratégias os estudantes encontraram as ferramentas para lidar com os textos e compreendê-los. Após a aplicação das oficinas, iniciou-se o processo de elaboração do produto educacional, o E-book foi planejado para que os professores possam dinamizar suas aulas ao ensinar fábulas e estratégias de leitura. O material segue o desenho das oficinas do livro “Ler e Compreender Estratégias de Leitura”, da escritora Renata Junqueira. Através dos resultados, constatou-se a ativação do conhecimento prévio, das inferências, e de conexões para a interpretação textual, que foram um forte contributo para o desenvolvimento da apreciação literária.