LIMITAÇÕES DA ESTRUTURA DO SISTEMA PRISIONAL PARA A INCLUSÃO DO ENSINO DIGITAL DE ALUNOS DETENTOS
Abstract
PORTES. Cristiani Soeiro Vieira. Limitações na estrutura do sistema prisional para a inclusão do ensino digital de alunos detentos. 86f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação) – Centro Universitário Vale do Cricaré, São Mateus, 2023.
É feita uma abordagem sobre a forma como a inserção de recursos tecnológicos no processo de ensino de detentos pode impactar na sua aprendizagem, assim como os desafios enfrentados pelo docente, no sentido de promover a inclusão digital daqueles indivíduos dentro do sistema prisional. São analisadas as políticas educacionais existentes com foco na inclusão digital neste segmento com a intenção de (re)discutir o desafio de garantir que os alunos encarcerados não sejam ignorados nesta era digital e, ao mesmo tempo, adequar as necessidades do ensino moderno às prioridades institucionais da prisão, como ordem e segurança. Busca-se, também, apresentar as oportunidades de experiências de aprendizagem autênticas e atuais dentro do processo de humanização. Paralelamente, o estudo vem destacar a importância da inclusão digital do aluno no sistema prisional. A metodologia se fundamenta em uma revisão bibliográfica teórica qualitativa pautada nas dificuldades atualmente existentes para a inserção de novas tecnologias digitais no processo ensino-aprendizagem de alunos detentos, de forma a promover as adaptações necessárias dos espaços confinados para permitir a inclusão deles em um mundo digital. Por meio deste trabalho se pode confirmar que a educação, independentemente da sua modalidade, não é um simples produto, mas, sim, um complexo processo em construção contínua e, portanto, está sempre inacabada. Na tentativa de contribuir para a inclusão digital no ensino de alunos detentos, foi elaborado um e-book dedicado a auxiliar no processo de ensino- aprendizagem desse alunos detentos.