ESTIMULAR A CRITICIDADE DOS EDUCANDOS NA EJA – A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR MEDIADOR DE LEITURA
Abstract
A leitura abre muitas portas – ao emprego, à formação, ao ensino superior e à aprendizagem ao longo da vida. A maioria dos alunos adultos está empregada e trabalham bastante para se sustentar e cuidar de suas famílias. Considerando a questão enunciada, norteadora da pesquisa, foi proposto como objetivo geral compreender como se dá a prática da leitura com criticidade de jovens e adultos em uma escola localizada no município de Serra. O aporte teórico utilizado traz abordagens com base nos principais estudos e pesquisadores da temática: Uil (2014, 2017), Easton (2014, 2015), Unesco (2016, 2020, 2021) e Thiollent (2011). A pesquisa se fundamenta em uma pesquisa-ação que será realizada em uma escola do município da Serra-ES. Os sujeitos participantes da pesquisa foram alunos da 1ª a 4ª etapa da EJA, o pedagogo e o professor regente. Para realização da coleta de dados, foram construídos formulários com perguntas semiestruturadas e específicos direcionados aos alunos da 1ª a 4ª etapa da EJA, ao pedagogo e ao professor regente. Estes, foram aplicados pessoalmente por meio de material impresso, previamente agendado com os participantes e coletados posteriormente para tabulação. Os capítulos foram escritos pelos alunos com uma abordagem baseada em experiências vivenciadas que possam orientar o ensino da construção da leitura e escrita, fornecendo orientações e ferramentas específicas para implementação. Após, foi elaborado um guia orientador afim de nortear os trabalhos de professores da EJA do município de Serra-ES.