• English
    • español
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

ESTIMULAR A CRITICIDADE DOS EDUCANDOS NA EJA – A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR MEDIADOR DE LEITURA

Thumbnail
View/Open
NILZA CLAUDINA DIONIZIO.pdf (4.116Mb)
Date
2023-12-19
Author
DIONIZIO, Nilza Claudina
Metadata
Show full item record
Abstract
A leitura abre muitas portas – ao emprego, à formação, ao ensino superior e à aprendizagem ao longo da vida. A maioria dos alunos adultos está empregada e trabalham bastante para se sustentar e cuidar de suas famílias. Considerando a questão enunciada, norteadora da pesquisa, foi proposto como objetivo geral compreender como se dá a prática da leitura com criticidade de jovens e adultos em uma escola localizada no município de Serra. O aporte teórico utilizado traz abordagens com base nos principais estudos e pesquisadores da temática: Uil (2014, 2017), Easton (2014, 2015), Unesco (2016, 2020, 2021) e Thiollent (2011). A pesquisa se fundamenta em uma pesquisa-ação que será realizada em uma escola do município da Serra-ES. Os sujeitos participantes da pesquisa foram alunos da 1ª a 4ª etapa da EJA, o pedagogo e o professor regente. Para realização da coleta de dados, foram construídos formulários com perguntas semiestruturadas e específicos direcionados aos alunos da 1ª a 4ª etapa da EJA, ao pedagogo e ao professor regente. Estes, foram aplicados pessoalmente por meio de material impresso, previamente agendado com os participantes e coletados posteriormente para tabulação. Os capítulos foram escritos pelos alunos com uma abordagem baseada em experiências vivenciadas que possam orientar o ensino da construção da leitura e escrita, fornecendo orientações e ferramentas específicas para implementação. Após, foi elaborado um guia orientador afim de nortear os trabalhos de professores da EJA do município de Serra-ES.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1772
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback

 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

Login

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback