• English
    • español
    • português (Brasil)
  • português (Brasil) 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

ESTIMULAR A CRITICIDADE DOS EDUCANDOS NA EJA – A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR MEDIADOR DE LEITURA

Thumbnail
Visualizar/Abrir
NILZA CLAUDINA DIONIZIO.pdf (4.116Mb)
Data
2023-12-19
Autor
DIONIZIO, Nilza Claudina
Metadata
Mostrar registro completo
Resumo
A leitura abre muitas portas – ao emprego, à formação, ao ensino superior e à aprendizagem ao longo da vida. A maioria dos alunos adultos está empregada e trabalham bastante para se sustentar e cuidar de suas famílias. Considerando a questão enunciada, norteadora da pesquisa, foi proposto como objetivo geral compreender como se dá a prática da leitura com criticidade de jovens e adultos em uma escola localizada no município de Serra. O aporte teórico utilizado traz abordagens com base nos principais estudos e pesquisadores da temática: Uil (2014, 2017), Easton (2014, 2015), Unesco (2016, 2020, 2021) e Thiollent (2011). A pesquisa se fundamenta em uma pesquisa-ação que será realizada em uma escola do município da Serra-ES. Os sujeitos participantes da pesquisa foram alunos da 1ª a 4ª etapa da EJA, o pedagogo e o professor regente. Para realização da coleta de dados, foram construídos formulários com perguntas semiestruturadas e específicos direcionados aos alunos da 1ª a 4ª etapa da EJA, ao pedagogo e ao professor regente. Estes, foram aplicados pessoalmente por meio de material impresso, previamente agendado com os participantes e coletados posteriormente para tabulação. Os capítulos foram escritos pelos alunos com uma abordagem baseada em experiências vivenciadas que possam orientar o ensino da construção da leitura e escrita, fornecendo orientações e ferramentas específicas para implementação. Após, foi elaborado um guia orientador afim de nortear os trabalhos de professores da EJA do município de Serra-ES.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1772
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Entre em contato | Deixe sua opinião

 

 

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

Entrar

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Entre em contato | Deixe sua opinião