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A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA EEEFM PRESIDENTE KENNEDY EM 2022

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JAMYLLE CHAVES MOTA.pdf (11.14Mb)
Date
2023-02-09
Author
MOTA, Jamylle Chaves
Metadata
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Abstract
MOTA, Jamylle Chaves. A educação ambiental e a Educação de Jovens e Adultos na EEEFM Presidente Kennedy em 2022. 2023. 99 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação) – Centro Universitário Vale do Cricaré, São Mateus, 2023. O objetivo geral de compreender como os professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Presidente Kennedy, localizada no município de Presidente Kennedy, no sul do estado do Espírito Santo, trabalharam a Educação Ambiental (EA) no ano letivo de 2022 na Educação de Jovens e Adultos (EJA), desdobrou-se nos seguintes objetivos específicos: o levantamento da formação acadêmica e do tempo de trabalho dos 12 professores na educação e na EJA; o esclarecimento sobre o modo como esses professores entendem a EA; a verificação da maneira como esses 12 professores trabalharam a EA na EJA e dos exemplos de atividades pedagógicas mais relevantes no ano letivo de 2022; a apuração da formação em EA desses 12 professores ao longo da carreira; a satisfação desses docentes com a infraestrutura e os recursos materiais e pedagógicos disponibilizados pela unidade escolar; a produção de um e-book apresentando 12 propostas de práticas de EA na EJA, inspiradas no trabalho desenvolvido pelos 12 professores pesquisados no ano letivo de 2022, como forma de contribuir para o trabalho de EA na EJA a ser realizado por outros professores no município de Presidente Kennedy. Para o cumprimento desses objetivos, desenvolveu-se metodologia baseada numa abordagem quali-quantitativa, executada a partir da aplicação de um questionário estruturado com perguntas abertas (qualitativas) e fechadas (quantitativas). A pesquisa bibliográfica apoiou-se principalmente em autores como Brügger (1994), Lima (2009) e Ioris (2019). A conclusão mais relevante é a de que a prática pedagógica dos 12 professores, embora em consonância com a Política Nacional de Educação Ambiental, não avança para além das abordagens conservacionista e comportamentalista, que reduzem a EA a um instrumento para a educação de comportamentos, com a finalidade de conservação da natureza, havendo, portanto, a necessidade de superação desse exemplo de abordagem.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1752
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

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