A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NA EEEFM PRESIDENTE KENNEDY EM 2022
Resumo
MOTA, Jamylle Chaves. A educação ambiental e a Educação de Jovens e Adultos na EEEFM Presidente Kennedy em 2022. 2023. 99 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação) – Centro Universitário Vale do Cricaré, São Mateus, 2023.
O objetivo geral de compreender como os professores da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Presidente Kennedy, localizada no município de Presidente Kennedy, no sul do estado do Espírito Santo, trabalharam a Educação Ambiental (EA) no ano letivo de 2022 na Educação de Jovens e Adultos (EJA), desdobrou-se nos seguintes objetivos específicos: o levantamento da formação acadêmica e do tempo de trabalho dos 12 professores na educação e na EJA; o esclarecimento sobre o modo como esses professores entendem a EA; a verificação da maneira como esses 12 professores trabalharam a EA na EJA e dos exemplos de atividades pedagógicas mais relevantes no ano letivo de 2022; a apuração da formação em EA desses 12 professores ao longo da carreira; a satisfação desses docentes com a infraestrutura e os recursos materiais e pedagógicos disponibilizados pela unidade escolar; a produção de um e-book apresentando 12 propostas de práticas de EA na EJA, inspiradas no trabalho desenvolvido pelos 12 professores pesquisados no ano letivo de 2022, como forma de contribuir para o trabalho de EA na EJA a ser realizado por outros professores no município de Presidente Kennedy. Para o cumprimento desses objetivos, desenvolveu-se metodologia baseada numa abordagem quali-quantitativa, executada a partir da aplicação de um questionário estruturado com perguntas abertas (qualitativas) e fechadas (quantitativas). A pesquisa bibliográfica apoiou-se principalmente em autores como Brügger (1994), Lima (2009) e Ioris (2019). A conclusão mais relevante é a de que a prática pedagógica dos 12 professores, embora em consonância com a Política Nacional de Educação Ambiental, não avança para além das abordagens conservacionista e comportamentalista, que reduzem a EA a um instrumento para a educação de comportamentos, com a finalidade de conservação da natureza, havendo, portanto, a necessidade de superação desse exemplo de abordagem.
Collections
Itens relacionados
Apresentado os itens relacionados pelo título, autor e assunto.
-
A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA NO SISTEMA PRISIONAL COMO ALTERNATIVA DIDÁTICA PARA A RESSOCIALIZAÇÃO: IMPACTOS DO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA VISÃO DOS DETENTOS
LUCINDO, Ariany (2023-12-07)LUCINDO, Ariany. A prática de atividade física no sistema prisional como alternativa didática para a ressocialização: impactos do ensino de educação física na visão dos detentos. 112f. Dissertação (Mestrado Profissional ... -
PROPOSIÇÕES SOBRE A INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE SÃO MATEUS-ES
PIRES, FLÁVIO (2016-12-08)A inquietação causada pela não existência, até o ano de 2016, da disciplina de Educação Física na educação infantil da rede pública municipal de São Mateus – ES motivou a realização desta pesquisa que busca propor a ... -
A RELEVÂNCIA DA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS - ES
Moraes, Elizabeth Jesus De Queiroz (2018-12-01)O fato da Educação Física ter recentemente passado a fazer parte da base curricular da Educação Infantil do município de São Mateus, despertou-me o desejo e interesse em conhecer o impacto que esta mudança causou na ...