A RELEVÂNCIA DA INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL DO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS - ES
Abstract
O fato da Educação Física ter recentemente passado a fazer parte da base curricular
da Educação Infantil do município de São Mateus, despertou-me o desejo e interesse
em conhecer o impacto que esta mudança causou na educação das crianças inclusas
na primeira fase da educação básica, visto que, antigamente, as creches eram vistas
e muitas vezes aceitas meramente como uma casa em que se deixavam crianças para
serem cuidadas por alguém, enquanto seus responsáveis se ausentavam de casa
para trabalhar. Esta realidade começa a mudar a partir da Constituição de 1988, que
estabelece o direito da aprendizagem a todas as crianças, independente da classe
social que cada uma apresenta, onde coube às escolas garantir que esse direito fosse
posto em prática, atendendo a toda sociedade. Com o intuito de possibilitar o
desenvolvimento integral da criança a partir da linguagem corporal, sua forma
característica de se relacionar e expressar com o mundo e consigo mesma, é que
foram elaborados os parâmetros que dão o direito de aprendizagem para crianças de
0 a 6 anos, meio pelo qual lhes são possibilitados a convivência, a participação, a
exploração, a expressão, e o conhecimento. Estes são elementos essenciais para a
sua formação humana, pois, através deles, a criança será capaz de desenvolver os
seus aspectos motores, cognitivos, sociais e afetivos. E é concordando com estes
preceitos que a Educação Física Infantil tem entrado em cena, a fim de contribuir da
melhor forma possível para que estes objetivos sejam, de fato, alcançados por meio
da educação pelo movimento. Portanto, este trabalho apresenta fatores relevantes
sobre a atuação da Educação Física na Educação Infantil, e mostra que esta mudança
tem contribuído com a formação das crianças menores, pois as atividades físicas
propostas pelo professor estimulam o aprendizado por meio da ludicidade, algo muito
presente na infância, por isso, de grande importância, visto que a criança aprende
brincando. Tais fatores foram comprovados durante todo o processo de investigação,
por meio da pesquisa de campo realizada em dois CEIM’s, localizados no Município
de São Mateus-ES.
Collections
- Educação Física [40]
Related items
Showing items related by title, author, creator and subject.
-
A PRÁTICA DE ATIVIDADE FÍSICA NO SISTEMA PRISIONAL COMO ALTERNATIVA DIDÁTICA PARA A RESSOCIALIZAÇÃO: IMPACTOS DO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA VISÃO DOS DETENTOS
LUCINDO, Ariany (2023-12-07)LUCINDO, Ariany. A prática de atividade física no sistema prisional como alternativa didática para a ressocialização: impactos do ensino de educação física na visão dos detentos. 112f. Dissertação (Mestrado Profissional ... -
PROPOSIÇÕES SOBRE A INCLUSÃO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE SÃO MATEUS-ES
PIRES, FLÁVIO (2016-12-08)A inquietação causada pela não existência, até o ano de 2016, da disciplina de Educação Física na educação infantil da rede pública municipal de São Mateus – ES motivou a realização desta pesquisa que busca propor a ... -
MÉTODOS PARA DESENVOLVER O EQUILÍBRIO DAS CRIANÇAS COM IDADE DE 05 A 06 ANOS, ATRAVÉS DO SLACKLINE.
Santos, Brenda De Almeida; Gaia, Helder Araujo; De Oliveira, Rithielly De Bessa (2016-12-01)As atividades físicas vivenciadas na infância e na adolescência se caracterizam como importantes colaboradores no desenvolvimento de atitudes e hábitos que podem auxiliar na escolha de um estilo de vida ativo fisicamente ...