Browsing Ciência, Tecnologia e Educação by Title
Now showing items 376-395 of 483
-
A PRÁTICA DOCENTE E AS FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM
(2023-08-21)BOLZAN, Marcelo Silva. A prática docente e as ferramentas de aprendizagem. 2023. 97f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade Vale do Cricaré, 2023. No decorrer do ano de 2020 alunos de todos os níveis de ensino tiveram suas ... -
A PRÁTICA DOCENTE EM UM CURSO TÉCNICO DE ADMINISTRAÇÃO: UMA PROPOSTA DE REVISÃO CURRICULAR
(2019-12-13)Esta dissertação advém da experiência como professor do Curso Técnico Subsequente em Administração na Escola “Inclusão” no município de São Mateus - ES. Procura abordar a aglutinação indissolúvel entre a teoria e prática ... -
PRÁTICAS AVALIATIVAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FISICA, NO ENSINO FUNDAMENTAL EM PRESIDENTE KENNEDY-ES
(2021-12-17)COSTA, LEONARDO BARRETO DA. PRÁTICAS AVALIATIVAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FISICA, NO ENSINO FUNDAMENTAL EM PRESIDENTE KENNEDYES, 2021. P. 110. Dissertação (Mestrado) – Centro Universitário Vale do Cricaré, 2021. Esta ... -
PRÁTICAS CULTURAIS AFRODESCENDENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO NO CMEI “BEM-ME-QUER”
(2021-11-30)A pesquisa teve como objetivo discutir a inserção de manifestações culturais afrodescendentes, dando ênfase ao jongo, no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) “Bem-me-quer”, localizado em uma comunidade quilombola ... -
PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO EM UMA TURMA DO PRIMEIRO ANO DO I CICLO DE APRENDIZAGEM DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS-ES
(2019-02-23)O presente trabalho tem como objetivo analisar as práticas de alfabetização desenvolvidas em uma sala de aula do 1º. ano do Ensino Fundamental em uma escola do município de São Mateus-ES, observando os impactos causados ... -
PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DE LEITORES/AS À LUZ DA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL
(2023-12-16)Esta dissertação aborda a questão das práticas de formação de leitores, tendo como enfoque a Literatura Afro-brasileira, em turma de 6º ano em escola municipal de Ensino Fundamental de São Mateus, ES. O problema central ... -
PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA GERANDO PERTENCIMENTO E EMPODERAMENTO IDENTITÁRIO EM COMUNIDADE QUILOMBOLA A PARTIR DO USO DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA COM O LIVRO “ZACIMBA GABA”
(2020-04-30)A abordagem do trabalho busca, a partir de uma análise histórico-cultural, abordar a relação entre a cultura, a identidade quilombola, baseando-se no imaginário social construído sobre esses sujeitos e a Alfabetização ... -
PRÁTICAS DE LEITURA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
(2022-03-19)Esta pesquisa buscou discorrer sobre práticas de leitura para o ensino de Língua Portuguesa para alunos do ensino fundamental com deficiência intelectual (DI), revelando o ensejo de problematizar de que forma o uso de ... -
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS BASEADAS EM TEMAS TRANSVERSAIS: UMA PROPOSTA PARA A EMANCIPAÇÃO DOS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
(2020-03-27)FARDIM, Simone Vieira Sant’Anna. PRÁTICAS PEDAGÓGICAS BASEADAS EM TEMAS TRANSVERSAIS: uma proposta para a emancipação dos alunos do ensino médio na Educação de Jovens e Adultos. 2020. 120 folhas. Dissertação (Mestrado) ... -
AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE EDUCAÇÃO QUILOMBOLA NO CMEI BEM ME QUER: AVANÇOS E DESAFIOS
(2021-12-08)BAIENSE, Cristina Pereira. As práticas pedagógicas de educação quilombola no CMEI “Bem-me-quer”: avanços e desafios. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação). Faculdade Vale do Cricaré, São ... -
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS EM PRESIDENTE KENNEDY-ES
(2021-10-25)SANTOS, Celso Faria do. Práticas Pedagógicas em Educação Ambiental nos Anos Iniciais em Presidente Kennedy?ES. 2021. 112 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré, 2021. Esta pesquisa teve como objetivo analisar ... -
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS JUNTO A CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
(2021)ANDRADE, Juliana Silva Andrieta. Práticas pedagógicas inclusivas junto a crianças com transtorno do espectro autista na educação infantil. 83f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação). Faculdade ... -
AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM ESTUDO DE CASO EM DUAS INSTITUIÇÕES DE CARIACICA - ES
(2022-12-20)Este estudo pretendeu lidar com algumas lacunas em torno das práticas pedagógicas vivenciadas por professores e alunos no que diz respeito à Educação de Jovens e Adultos (EJA). Acredita-se que tais considerações sejam de ... -
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE CONTRIBUEM PARA A PERMANÊNCIA DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES FINAIS DA EMEF “BOM SUCESSO” MUNICÍPIO DE SÃO MATEUS-ES
(2021-07-15)GAMBARINE. Rita de Cássia Machado. Práticas pedagógicas que contribuem para a permanência dos alunos da Educação de Jovens e Adultos do Ensino Fundamental Séries Finais da EMEF “Bom Sucesso” Município de São MateusES. 2021. ... -
A PRESENÇA DOS JESUÍTAS EM PRESIDENTE KENNEDY/ES E SUA ABORDAGEM NOS LIVROS DIDÁTICOS DOS ANOS INICIAIS E FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
(2021)GOMES, TELMA MARIA PAULA RAINHA. A presença dos jesuítas em Presidente Kennedy/ES e sua abordagem nos livros didáticos de Ensino Fundamental I e II. 2021. 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e ... -
PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS: REALIDADE E DESAFIOS NO COTIDIANO DE UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL EM ARACRUZ – ES (2018)
(2018-11-29)A presente dissertação versa sobre a “Prevenção ao uso de drogas: realidade e desafios no cotidiano de uma escola de ensino fundamental em Aracruz – ES”. O tema nasce a partir de um projeto de pesquisa-ação desenvolvido ... -
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONSTRUÇÃO TEÓRICA PARA O ENSINO E POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES
(2021-12-17)Este trabalho, intitulado "O processo de alfabetização na Educação Infantil: construção teórica para o ensino e possíveis contribuições", tem como objetivo compreender quais os aportes teóricos utilizados pelas educadoras ... -
PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DE JOGOS PEDAGÓGICOS COM ALUNO COM PARALISIA CEREBRAL DIPARÉTICA: ESTUDO DE CASO
(2021)VENTURA, MARCIANA DOS SANTOS SILVA. Processo de alfabetização por meio de jogos pedagógicos com aluno com paralisia cerebral diparética: estudo de caso. 2021. 67 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia ... -
PROCESSO DE TRANSIÇÃO ESCOLAR: UMA VISÃO DE ALUNOS DO 6º ANO DE DUAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL DE SERRA- ES
(2017-10-27)O escopo desta dissertação de mestrado foi à questão do processo da transição escolar, na visão dos alunos do 6° ano do ensino fundamental II. Aqui, nesta pesquisa científica, nos ocupamos na investigação das concepções ... -
PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DO CONCEITO MULTIPLICATIVO POR ESTUDANTES SURDOS NUMA SALA BILÍNGUE
(2022-12-17)TORRES, Lidianne Sabrina Viana. Processos de construção do conceito multiplicativo por estudantes surdos numa sala bilíngue. 2022. 126f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Saúde) – Centro Universitário ...