Browsing Ciência, Tecnologia e Educação by Title
Now showing items 330-349 of 364
-
O TANGRAM COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA
(2018-12-13)O ensino de Matemática no 6º e 7º ano do Ensino Finais ainda precisa de reflexões e intervenções, essa é uma etapa de transição e precisa ser acompanhada pedagogicamente de modo efetivo para que os discentes tenham ... -
TAREFA DE CASA COMO AÇÃO EDUCATIVA: UMA RELAÇÃO ENTRE A ESCOLA, O ALUNO E A FAMÍLIA
(2020-03-24)A presente dissertação tem como tema “Tarefa de Casa como Ação Educativa: Uma relação entre a Escola, o Aluno e a Família”, nas turmas do 3º e 4º Ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais em uma Escola da Rede Municipal ... -
TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA ALUNO COM DISCALCULIA: UM ESTUDO DE CAS
(2020-11-23)Os alunos com dificuldades matemáticas são classificados como portadores de discalculia. Eles têm uma deficiência peculiar na aquisição de habilidades matemáticas. Como resultado, foi pensado o uso de tecnologias ... -
TECNOLOGIA EM SALA DE AULA: O PAPEL DO PROFESSOR FRENTE AO USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PRESIDENTE KENNEDY/ES
(2022-09-15)CORDEIRO, Leonardo dos Santos. TECNOLOGIA EM SALA DE AULA: O PAPEL DO PROFESSOR FRENTE AO USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS DE ENSINO EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PRESIDENTE KENNEDY/ES. 2022. 80 fls. ... -
TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO: UM ESTUDO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM ITAPEMIRIM-ES
(2020-10-13)Esta pesquisa buscou verificar como os professores da disciplina Matemática do Ensino Fundamental II do município de Itapemirim-ES vêm incorporando a tecnologia como metodologia de ensino, levando em conta a realidade ... -
AS TICs E O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO: SÃO MATEUS-ES
(2020-02-28)O uso das tecnologias da informação e comunicação (TIC) está cada vez mais presente nas salas de aula e tem proporcionado melhorias no processo de ensino e aprendizagem à medida que se incorpora no planejamento didático. ... -
AS TIC’S X JOGOS MATEMÁTICOS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA PERSPECTIVA DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS PEQUENAS
(2021)COSTA, Manoela Paz da. 2021. As TIC’S x jogos matemáticos digitais na educação infantil: uma perspectiva de aprendizagem das crianças pequenas. 97 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação) – ... -
A TRANSIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL PARA O 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: A PRÁTICA DOCENTE
(2021)PEREIRA, Valdete Leonídio. A transição da educação infantil para o 1º ano do ensino fundamental: a prática docente. 2021. 170 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Educação) – Faculdade Vale do ... -
A TRANSPOSIÇÃO DOS FATOS REAIS E IMAGINÁRIOS PRESENTES NOS CONTOS FANTÁSTICOS COMO CONTRIBUIÇÃO ATIVA NA CONSTRUÇÃO DO LEITOR CRÍTICO
(2021-12-16)ALMEIDA, Sabrina dos Santos Silva de. A transposição dos fatos reais e imaginários presentes nos contos fantásticos como contribuição ativa na construção do leitor crítico. 2021. 107 f. Dissertação (Mestrado Profissional ... -
TRILHA TEMÁTICA COMO ESPAÇO NÃO FORMAL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO – CAMPUS ITAPINA
(2017-12-08)A prática de atividades não formais tem sido vista como enriquecedora dos currículos formais, constituindo-se numa ferramenta de grande potencial pedagógico abrindo um leque infindável de opções para educandos e ... -
USO DA BIBLIOTECA ESCOLAR NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM: O CASO DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE GURIRI / SÃO MATEUS ES (2018-2020)
(2021-06-30)STOFELE, Flávia Manette Cardoso. Uso da biblioteca escolar no processo de ensino-aprendizagem: o caso de uma escola municipal de Guriri / São Mateus ES (2018-2020). 2021. 64 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciências, ... -
O USO DA INTERNET NO CELULAR PARA O ENSINO DO GÊNERO TEXTUAL DISSERTATIVO NO 3º ANO DO MÉDIO.
(2020)Neste século XXI, as discussões sobre os gêneros textuais ocupam um lugar de destaque na educação, em especial, para o ensino de língua portuguesa. Outra discussão é sobre a Internet, tendo em vista que os jovens de hoje ... -
O USO DA LUDICIDADE COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA DINAMIZADORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
(2021)FONSECA, Róger Costa. O uso da ludicidade como prática pedagógica dinamizadora do processo de ensino-aprendizagem. 2021. 122f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré, 2021. A ludicidade na educação é uma ... -
USO DA MODALIDADE MOBILE LEARNING NA ALFABETIZAÇÃO DE UM ALUNO COM SÍNDROME DE DOWN
(2019-12-06)As tecnologias digitais estão modificando a maneira como nos comportamos e, consequentemente, como aprendemos. Devido à necessidade que se tem, hoje, de inseri-las na educação, o método Mobile Learning propõe uma ... -
USO DAS METODOLOGIAS ATIVAS COM A LITERATURA INFANTIL PRODUZIDA PELA EDITORA DE LIVROS INFANTIS MUQUECA EDITORIAL
(2021)MORGAN, LUCIANA TONON FONTANA. Uso das metodologias ativas com a literatura infantil produzida pela editora de livros infantis Muqueca Editorial. 2021. 76 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e ... -
USO DAS TICS COMO FERRAMENTA PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE KENNEDY-ES
(2022-04-13)JORDÃO, André Vieira. Uso das TICs como ferramenta para a educação ambiental no município de Presidente Kennedy-ES. 2021. 127 f. Dissertação (Mestrado) – Centro Universitário Vale do Cricaré. 2022. As alterações e ... -
O USO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA FORTALECIMENTO DA LEITURA NOS ANOS INICIAIS: FORMANDO LEITORES
(2021)COSTA. Vanuza Nunes Sedano. O uso de estratégias de ensino para fortalecimento da leitura nos anos iniciais: formando leitores. 110f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Regional) ... -
O USO DE ESTRATÉGIAS DE LEITURA COM LITERATURA INFANTIL PARA TRANSPOR AS DIFICULDADES LEITORAS
(2019-12-13)Por décadas as dificuldades de aprendizagem no processo de leitura tem sido foco de diversos estudos relevantes entre educadores que, por vezes, se confundem em relação a como avançar nesse aspecto. Apesar do consenso ... -
O USO DE PROBLEMAS PARA ENSINAR ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL
(2020-07-29)BARRETO, Jhonata da Silva O USO DE PROBLEMAS PARA ENSINAR A ÁLGEBRA NO ENSINO FUNDAMENTAL II. 2020. 113f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade Vale do Cricaré, 2020. O objetivo desta pesquisa foi refletir e investigar ... -
O USO DO CELULAR COMO FERRAMENTA NO ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS DA EJA NA EMEIEF UNIDOCENTE “GALOS” EM PRESIDENTE KENNEDY/ES
(2022-08-22)COSTALONGA, Rosângela de Fátima Almeida Lunz. O uso do celular como ferramenta de contribuição no Ensino da Matemática para alunos da EJA na EMEIEF Unidocente “Galos” em Presidente Kennedy- ES. 2022. 84 f. Dissertação ...