PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA GERANDO PERTENCIMENTO E EMPODERAMENTO IDENTITÁRIO EM COMUNIDADE QUILOMBOLA A PARTIR DO USO DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA COM O LIVRO “ZACIMBA GABA”
Abstract
A abordagem do trabalho busca, a partir de uma análise histórico-cultural, abordar a
relação entre a cultura, a identidade quilombola, baseando-se no imaginário social
construído sobre esses sujeitos e a Alfabetização literária. A pesquisa caracteriza-se
como pesquisa-ação, pois enfatiza a investigação baseada em uma autorreflexão
empreendida pelos participantes. Esta forma metodológica possibilita, aos
participantes, condições de investigar sua própria prática de uma forma crítica e
reflexiva, e se oferecem, ainda, articulações entre produção de conhecimentos e ação
educativa. Apresenta como objetivo analisar como a prática de Alfabetização literária,
desenvolvida por meio de livro étnico-racial, pode contribuir como instrumento de
pertencimento e resgate sociocultural. Este estudo busca solucionar a problemática,
no sentido de problematizar o “Processo de Alfabetização de Jovens e Adultos por
meio da metodologia das Estratégias de Leitura Literária, com livro relacionado à
cultura Quilombola e vivências dos alunos da EJA.