• English
    • español
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA GERANDO PERTENCIMENTO E EMPODERAMENTO IDENTITÁRIO EM COMUNIDADE QUILOMBOLA A PARTIR DO USO DAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA COM O LIVRO “ZACIMBA GABA”

Thumbnail
View/Open
Dissertação de Mestrado (2.417Mb)
Date
2020-04-30
Author
FRANÇA, SIMONE
Metadata
Show full item record
Abstract
A abordagem do trabalho busca, a partir de uma análise histórico-cultural, abordar a relação entre a cultura, a identidade quilombola, baseando-se no imaginário social construído sobre esses sujeitos e a Alfabetização literária. A pesquisa caracteriza-se como pesquisa-ação, pois enfatiza a investigação baseada em uma autorreflexão empreendida pelos participantes. Esta forma metodológica possibilita, aos participantes, condições de investigar sua própria prática de uma forma crítica e reflexiva, e se oferecem, ainda, articulações entre produção de conhecimentos e ação educativa. Apresenta como objetivo analisar como a prática de Alfabetização literária, desenvolvida por meio de livro étnico-racial, pode contribuir como instrumento de pertencimento e resgate sociocultural. Este estudo busca solucionar a problemática, no sentido de problematizar o “Processo de Alfabetização de Jovens e Adultos por meio da metodologia das Estratégias de Leitura Literária, com livro relacionado à cultura Quilombola e vivências dos alunos da EJA.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/666
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback

 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

Login

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback