PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DO CONCEITO MULTIPLICATIVO POR ESTUDANTES SURDOS NUMA SALA BILÍNGUE
Abstract
TORRES, Lidianne Sabrina Viana. Processos de construção do conceito multiplicativo por estudantes surdos numa sala bilíngue. 2022. 126f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Saúde) – Centro Universitário Vale do Cricaré, São Mateus, 2022.
Na grande diversidade humana existe uma condição que tem implicações na criação de uma cultura e linguagem diferente: a surdez, e a única coisa que os diferencia é que não possuem uma linguagem oral, mas uma linguagem gráfica, ainda que visual, que não é utilizada pela maioria. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo compreender o processo de construção do conceito multiplicativo por um estudante surdo, no contexto de uma sala de aula bilíngue. O estudo foi embasado em autores como Lev Semyonovich Vigotski, Éden Veloso e Valdeci Maia Filho, que concebem que a língua permite que o indivíduo possa se desenvolver em todos os aspectos. A inclusão de estudantes surdos no ensino regular é abordada por Roque Strieder e Rose Laura Gross Zimmermann, Fábio Alexandre Borges e Clélia Maria Ignatius Nogueira. A educação matemática para alunos surdos, bem como a inclusão desse público-alvo, é abordada por Lucas José de Souza e Rita de Cássia Pistóia Mariani, Maria Dolores Martins da Cunha Coutinho e Dione Lucchesi de Carvalho, ao ressaltarem a importância do professor buscar formas eficazes de facilitar a aprendizagem, especialmente dos conceitos matemáticos necessários para a escolaridade e para a vida de todos. O estudo foi desenvolvido por meio de um estudo de caso, com abordagem qualitativa, e a amostra foi composta por uma aluna matriculada no 8º ano de uma escola da rede estadual de Itapemirim-ES e com o professor de matemática da referida aluna. A produção de dados foi realizada por meio de observação não participante, entrevista semiestruturada com o professor da aluna e o desenvolvimento de um plano de aula. Os resultados demonstraram que somente com informações orais e escritas não se tem conseguido que a aluna compreenda o conteúdo. Entretanto, uma intervenção direcionada, utilizando materiais concretos, pode apresentar resultados positivos, além de motivar a aprendizagem. As atividades realizadas em sala de aula são inclusivas e a aluna participa ativamente das mesmas. No entanto, segundo relato do professor, os profissionais necessitam de capacitação para conseguirem uma boa comunicação com a aluna. Ao verificar a apropriação do conceito multiplicativo pelo estudante surdo após o desenvolvimento do plano de aula, foi possível constatar que a aluna alcançou os objetivos propostos, compreendendo os mecanismos utilizados para a operação. Também foi possível observar que, quanto mais acertos nas tarefas, mais a aluna se motivava e se empolgava em realizá-las. Neste estudo, a utilização de materiais concretos foi considerada interessante e motivadora para a aluna, demonstrando ser uma estratégia eficaz para ensinar as operações aritméticas para alunos surdos, podendo beneficiá-los em um ambiente inclusivo. Considera-se, portanto, que os alunos surdos devem receber uma educação matemática onde sejam expostos a materiais concretos como recurso educacional desde as séries iniciais, como forma de levá-los a entender como ocorre o processo de multiplicação, bem como as demais operações.