PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DO CONCEITO MULTIPLICATIVO POR ESTUDANTES SURDOS NUMA SALA BILÍNGUE
Fecha
2022-12-17Autor
TORRES, Lidianne Sabrina Viana
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TORRES, Lidianne Sabrina Viana. Processos de construção do conceito multiplicativo por estudantes surdos numa sala bilíngue. 2022. 126f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Saúde) – Centro Universitário Vale do Cricaré, São Mateus, 2022.
Na grande diversidade humana existe uma condição que tem implicações na criação de uma cultura e linguagem diferente: a surdez, e a única coisa que os diferencia é que não possuem uma linguagem oral, mas uma linguagem gráfica, ainda que visual, que não é utilizada pela maioria. Nesse contexto, este estudo tem como objetivo compreender o processo de construção do conceito multiplicativo por um estudante surdo, no contexto de uma sala de aula bilíngue. O estudo foi embasado em autores como Lev Semyonovich Vigotski, Éden Veloso e Valdeci Maia Filho, que concebem que a língua permite que o indivíduo possa se desenvolver em todos os aspectos. A inclusão de estudantes surdos no ensino regular é abordada por Roque Strieder e Rose Laura Gross Zimmermann, Fábio Alexandre Borges e Clélia Maria Ignatius Nogueira. A educação matemática para alunos surdos, bem como a inclusão desse público-alvo, é abordada por Lucas José de Souza e Rita de Cássia Pistóia Mariani, Maria Dolores Martins da Cunha Coutinho e Dione Lucchesi de Carvalho, ao ressaltarem a importância do professor buscar formas eficazes de facilitar a aprendizagem, especialmente dos conceitos matemáticos necessários para a escolaridade e para a vida de todos. O estudo foi desenvolvido por meio de um estudo de caso, com abordagem qualitativa, e a amostra foi composta por uma aluna matriculada no 8º ano de uma escola da rede estadual de Itapemirim-ES e com o professor de matemática da referida aluna. A produção de dados foi realizada por meio de observação não participante, entrevista semiestruturada com o professor da aluna e o desenvolvimento de um plano de aula. Os resultados demonstraram que somente com informações orais e escritas não se tem conseguido que a aluna compreenda o conteúdo. Entretanto, uma intervenção direcionada, utilizando materiais concretos, pode apresentar resultados positivos, além de motivar a aprendizagem. As atividades realizadas em sala de aula são inclusivas e a aluna participa ativamente das mesmas. No entanto, segundo relato do professor, os profissionais necessitam de capacitação para conseguirem uma boa comunicação com a aluna. Ao verificar a apropriação do conceito multiplicativo pelo estudante surdo após o desenvolvimento do plano de aula, foi possível constatar que a aluna alcançou os objetivos propostos, compreendendo os mecanismos utilizados para a operação. Também foi possível observar que, quanto mais acertos nas tarefas, mais a aluna se motivava e se empolgava em realizá-las. Neste estudo, a utilização de materiais concretos foi considerada interessante e motivadora para a aluna, demonstrando ser uma estratégia eficaz para ensinar as operações aritméticas para alunos surdos, podendo beneficiá-los em um ambiente inclusivo. Considera-se, portanto, que os alunos surdos devem receber uma educação matemática onde sejam expostos a materiais concretos como recurso educacional desde as séries iniciais, como forma de levá-los a entender como ocorre o processo de multiplicação, bem como as demais operações.