PREVENÇÃO AO USO DE DROGAS: REALIDADE E DESAFIOS NO COTIDIANO DE UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL EM ARACRUZ – ES (2018)
Abstract
A presente dissertação versa sobre a “Prevenção ao uso de drogas: realidade e
desafios no cotidiano de uma escola de ensino fundamental em Aracruz – ES”. O
tema nasce a partir de um projeto de pesquisa-ação desenvolvido na escola, tendo
como objetivo principal: descrever as contribuições da escola para a prevenção ao
uso de drogas no seu cotidiano. Os instrumentos utilizados foram questionários
direcionados aos alunos aplicados em duas etapas. Para o desenvolvimento da
escrita nos ancoramos em autores, como: Ribeiro (2013); Lima (2013); Moreira
(2005), Vóvio (2005); De Micheli (2005); Silva (2016); Camara (2010); Tambeline
(2010); Cruz (2010) e Vasconcelos (1999), além dos Parâmetros Curriculares
Nacionais que nos apresentam embasamentos teóricos e científicos. Discorremos de
forma objetiva sobre as drogas e os malefícios que acarretam ao ser humano, bem
como os malefícios que causam à sua vida social. Apesar do assunto ser desafiador,
apresentamos sugestão de um Projeto de Intervenção com atividades viáveis e
aplicáveis à comunidade escolar com possibilidades de envolvimento de toda
sociedade.