• English
    • español
    • português (Brasil)
  • English 
    • English
    • español
    • português (Brasil)
  • Login
View Item 
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
  •   Home Page
  • Dissertações Mestrado
  • Ciência, Tecnologia e Educação
  • View Item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS ANOS INICIAIS EM PRESIDENTE KENNEDY-ES

Thumbnail
View/Open
CELSO FARIA DOS SANTOS.pdf (1.676Mb)
Date
2021-10-25
Author
SANTOS, Celso Faria dos
Metadata
Show full item record
Abstract
SANTOS, Celso Faria do. Práticas Pedagógicas em Educação Ambiental nos Anos Iniciais em Presidente Kennedy?ES. 2021. 112 f. Dissertação (Mestrado) - Faculdade Vale do Cricaré, 2021. Esta pesquisa teve como objetivo analisar a forma como a Educação Ambiental (EA) é abordada nos anos iniciais das escolas municipais de Presidente Kennedy/ES e de que forma se materializa o processo de ensino nas práticas educativas com os estudantes. Para alcançar esse objetivo, foi feita a abordagem desse tema com a necessidade de se trazer à discussão a importância da prática da Educação ambiental de docentes da Educação Básica dos anos iniciais, com ênfase o uso do ensino da Educação ambiental. Para tanto o estudo consubstancia-se nas ideias de Sato (2018), Morin (2011), entre outros. A partir das reflexões desses teóricos se tornou factível estabelecer um percurso de ação, substanciado em uma argumentação sedimentada, para amparar a hipótese, de que o uso de ensino da Educação Ambiental nos primeiros anos da Educação Básica pode promover um enlace do educando com o meio ambiente o qual está inserido. A metodologia elencada foi um estudo de caso, com uma abordagem quanti-qualitativa de cunho exploratório as análises dos dados foi através dos questionários semiestruturados online através do formulário digital Google Forms com perguntas abertas e fechadas. Com os resultados, produzimos um produto educacional configura-se em um guia didático com metodologias que buscam contribuir para a prática do ensino da Educação Ambiental para professores atuantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental I a ser desenvolvido para auxiliar o docente a trabalhar de forma prática e consistente a Educação Ambiental em sala de aula na Educação Básica.
URI
https://repositorio.ivc.br/handle/123456789/1457
Collections
  • Ciência, Tecnologia e Educação [483]

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback

 

 

Browse

All of RepositoryCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsTitlesSubjectsThis CollectionBy Issue DateAuthorsTitlesSubjects

My Account

Login

DSpace 6.3 copyright © Faculdade Vale do Cricaré
Contact Us | Send Feedback